Navegação de acessibilidade

Resultados do 4º trimestre apontam que o EBIT anual do Setor Empresarial do Estado, transitará para o campo positivo de 2.060 milhões de CVE - Asset Display Page

Resultados do 4º trimestre apontam que o EBIT anual do Setor Empresarial do Estado, transitará para o campo positivo de 2.060 milhões de CVE

Informações,Economia Publicado em: 22-06-2023 12:43

O Ministério das Finanças e do Fomento Empresarial, através da Unidade de Acompanhamento Empresarial do Estado (UASE), divulga o Relatório Trimestral de Desempenho do SEE de Cabo Verde referente ao 4º trimestre de 2022, abrangendo a análise das demonstrações financeiras face ao período homólogo, bem como à expetativa para o mesmo período.

A economia nacional registou um crescimento real de 9%, face ao 4º trimestre de 2021, confirmando a recuperação da atividade económica no país, dinâmica acompanhada pelas empresas do SEE, com os seguintes impactos:

  •   . O resultado operacional cresceu 227%, face ao período homólogo, impulsionado pela eficiência dos gastos na sua relação com o volume de negócios, este que registou uma variação positiva de 15%, fixando-se em 11.683 milhões de CVE;
  •   . A riqueza criada pelo SEE aumentou 48%, atingindo os 2.420 milhões de CVE, com impacto no resultado líquido em +85%. O total dos resultados líquidos atingiu 95 milhões de CVE negativos, face aos 626 milhões de CVE negativos, no período homólogo;
  •   . Verificaram-se melhorias significativas da eficiência, com variações positivas de 3p.p. na margem operacional e 5p.p. na margem líquida, confirmando a recuperação dos resultados do SEE;
  •   . A rentabilidade do SEE, medida pelo ROA (return on assets) e ROE (return on equity), registou melhorias de 0,4p.p. e 5p.p., respetivamente, refletindo o bom desempenho do resultado líquido do período, em comparação com o período homólogo.

A nível do risco macro fiscal do SEE, que tem por base o SOE Health Check Tool do FMI, evidenciou-se uma moderação do risco, tendo 2 empresas apresentado melhorias do seu nível, transitando da categoria de very high risk e high risk para moderate risk.

As seis maiores Empresas do SEE apresentam dinâmica positiva, com resultado líquido de 138 milhões de CVE positivos

As seguintes empresas: ASA, ELECTRA, EMPROFAC, ENAPOR, IFH e TACV, que fazem parte do grupo das seis maiores empresas do SEE, registaram boa dinâmica ao nível do resultado operacional, fixando-se em 512 milhões de CVE. O resultado líquido passou de 326 milhões de CVE negativos para 138 milhões de CVE positivos, representando um crescimento de 144%, com um peso relativo de 145% na performance do SEE. A importância e o impacto deste grupo, tornam-se, a cada trimestre, mais significativos, com uma tendência altamente positiva e a representarem 90% do setor.

A relevância destas empresas é, também, constatada na agenda de empresas passíveis de privatização, alienação parcial, concessão ou parceria público-privada definida pelo Governo, através da Resolução nº 104/2022, de 16 de novembro – onde quatro, das seis maiores empresas do SEE, nomeadamente ELECTRA, EMPROFAC, ENAPOR e TACV, fazem parte. Os resultados alcançados evidenciam em como poderão ter reflexos positivos na concretização da referida agenda.

Performance do setor terciário impacta positivamente toda dinâmica verificada no SEE

O setor terciário apresentou um crescimento de 13%, derivado sobretudo dos estímulos e da dinâmica de recuperação da atividade económica. Este setor, com contributo de +8 p.p., tem por base o desempenho positivo nos seguintes ramos: (i) do alojamento e restauração (+63%), reflexo da recuperação da atividade turística no país, (ii) do comércio (+21%), dado ao aumento de preços dos bens e serviços, (iii) dos transportes (+34%), impulsionado pela dinâmica do turismo e do setor área.

Na mesma linha, as empresas do setor secundário têm apresentado dinâmicas favoráveis, com destaque para o impulso positivo nos ramos de atividades da eletricidade e água (+22%) e da indústria transformadora (+3%).

Deste modo, a dinâmica verificada em todo o SEE é justificada pelos contributos do setor terciário e secundário, que conta com valor acrescentado significativo das empresas públicas.

Em suma, com base nos relatórios trimestrais de 2022 (não auditados), perspetiva-se uma melhoria significativa da performance do SEE, em relação a 2021, com crescimento do EBIT anual em cerca de 202% para 2.060 milhões de CVE positivos face aos 2.026 milhões de CVE negativos registados em 2021. Consequentemente, também com impacto positivo no resultado líquido do ano, cujos dados, apontam para um crescimento de aproximadamente 75%.

Aceda ao Relatório aqui.