Navegação de acessibilidade

SEMINÁRIO SOBRE INTEGRIDADE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRIGIDO AOS COLABORADORES DA DNRE - Asset Display Page - Direção Nacional das Receitas de Estado

SEMINÁRIO SOBRE INTEGRIDADE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRIGIDO AOS COLABORADORES DA DNRE

Publicado em: 02-12-2022 12:00

A Direção Nacional de Receitas do Estado (DNRE) em parceria com a Direção Nacional da Administração Pública (DNAP) realizou, ontem, 30 de novembro de 2022, na Sala de Conferências do Ministério das Finanças, o Seminário “Integridade na Administração Pública” dirigido às chefias e aos colaboradores afetos aos serviços centrais, bem como, aos serviços de base territorial que participaram na sessão, via plataforma zoom.

Esta ação de capacitação, concebida e ministrada, sob a forma de um diálogo interativo, teve como objetivo central promover a consciencialização dos funcionários, sobre a importância da assimilação e aplicação prática da ética pessoal e profissional nas instituições.

Durante o evento, a Diretora Nacional da Administração Pública, Drª Sofia Lima, revelou a importância da implementação de uma Política de Ética e Integridade em todas as organizações, especialmente na Administração Pública, como vetor de promoção de melhoria de imagem e credibilidade da instituição.

Outrossim, a Constituição da República de Cabo Verde estabelece os princípios éticos que devem reger toda a Administração Pública e nortear posturas, decisões e ações realizadas pelo universo dos servidores públicos, do topo à base e transversalmente.

A importância da implementação de um Código de Ética e Integridade da DNRE, foi relevada e exaltada através das considerações tecidas, tanto pelos colaboradores, quanto pela Diretora Nacional de Receitas do Estado, Dra. Liza Vaz, pelos Diretores-Gerais das Contribuições e Impostos e das Alfândegas, respetivamente, Dr. Dénis Cardoso e Eng. Osvaldo Rocha.

Este último dirigente enfatizou a necessidade de se replicar sessões similares junto de outras Instituições Públicas, Universidades e escolas.