Navegação de acessibilidade

Empresas nacionais integram o grupo de trabalho do Projeto Fatura Eletrónica - Asset Display Page - Direção Nacional das Receitas de Estado

Empresas nacionais integram o grupo de trabalho do Projeto Fatura Eletrónica

Publicado em: 14-02-2020 17:21

A equipa do Projeto Fatura Eletrónica reuniu-se, no dia 12 do mês corrente, com as empresas nacionais que, a convite da instituição, aderiram, de forma voluntaria, ao grupo de trabalho da Fatura Eletrónica, de modo a contribuir para a sua implementação. O encontro serviu, sobretudo, para apresentar às empresas o modelo de fatura eletrónica, e estabelecer o cronograma de trabalho com vista à implementação da referida Fatura.

Nesta fase, para além de participar de reuniões/encontros de trabalho com a equipa do projeto, as empresas voluntárias envolver-se-ão no desenvolvimento das operações que servirão de suporte à consolidação da dita fatura, como a emissão de faturas eletrónicas em ambiente de teste (na infraestrutura da DNRE).

É importante lembrar que a Fatura Eletrónica trará vantagens e benefícios, tanto para os contribuintes como para o país. dentre os quais: a melhoria de gestão dos processos fiscais e comerciais, redução de custos (papel, impressão, armazenagem), redução do uso do papel, com impacto positivo no meio ambiente, redução do ciclo de tramitação da cobrança.

Acrescenta-se, ainda, a eliminação da digitação de dados de faturas emitidas, redução de erros de escrituração resultantes de digitação de faturas, melhoria do ambiente de negócios, padronização dos relacionamentos eletrónicos entre empresas, massificação do uso dos certificados digitais (condição para a validade jurídica dos documentos eletrónicos), entre outros.