Navegação de acessibilidade

DNRE reforça o seu engajamento no Fórum das Administrações Fiscais da África Ocidental (WATAF - FAFOA) - Asset Display Page - Direção Nacional das Receitas de Estado

DNRE reforça o seu engajamento no Fórum das Administrações Fiscais da África Ocidental (WATAF - FAFOA)

Publicado em: 23-02-2022 15:54

A Diretora Nacional de Receitas do Estado, Drª Liza Vaz, recebeu, no passado dia 17 do mês corrente, uma visita de cortesia de uma equipa do Fórum das Administrações Fiscais da África Ocidental (WATAF - FAFOA), liderada pelo Presidente, Sr. Yankuba Darboe (Comissário Geral da Autoridade Tributária da Gâmbia) e o Secretário Executivo da Organização, Sr. Babatunde Oladapo.

A referida visita representa uma oportunidade da DNRE reforçar o seu engajamento e compromisso junto desta Organização africana. Destaca-se que, Cabo verde é membro do WATAF, desde 2016, e tem vindo a beneficiar de várias formações técnicas nas áreas fiscais, nomeadamente da inspeção tributária, preços de transferência, avaliação de riscos, relações fiscais internacionais, entre outras matérias de interesse para a Administração Tributária de Cabo Verde.

Perspetiva-se que, durante o ano de 2022 cabo Verde reforce ativamente a sua participação, nomeadamente nas conferências e fóruns regionais, com ganhos a nível da arrecadação de receitas fiscais.

O WATAF é um órgão fiscal internacional, estabelecido em 12 de setembro de 2011, em Abuja, Nigéria, para encorajar uma forte colaboração e compartilhamento de informações entre todos os Estados Membros da CEDEAO, com o objetivo de melhorar a qualidade da administração tributária na África Ocidental e garantir que todos os Estados Membros da CEDEAO falem a uma só voz em questões de política e administração tributária, em todos os eventos fiscais internacionais.

Uma das principais razões para o nascimento do WATAF foi encorajar uma forte colaboração e partilha de informação entre todos os estados membros da CEDEAO para melhorar a qualidade das administrações fiscais na África Ocidental.