Navegação de acessibilidade

CABO VERDE REPRESENTADO PELA PRIMEIRA VEZ NA ORGANIZACÃO MUNDIAL DAS ALFÂNDEGAS - Asset Display Page - Direção Nacional das Receitas de Estado

CABO VERDE REPRESENTADO PELA PRIMEIRA VEZ NA ORGANIZACÃO MUNDIAL DAS ALFÂNDEGAS

Publicado em: 27-09-2023 15:40

O novo representante da CPLP junto da OMA (Organização Mundial das Alfândegas) é, pela primeira vez, um quadro da Administração Aduaneira de Cabo Verde. Selecionado de entre um grande número de candidatos, pertencentes aos países da CPLP, para participar no programa de Desenvolvimento de Carreiras da OMA, Guntar Samory de Oliveira Campos fica destacado como “profissional associado” e afeto à Subdireção da Facilitação do Comercio.

O Programa de Desenvolvimento de Carreira é uma iniciativa lançada em 2009 pela OMA, em cooperação com a Administração Aduaneira do Japão e oferece aos candidatos selecionados a oportunidade de trabalhar por um período de 10 meses, no Secretariado da OMA, enquanto especialistas associados. O Programa tem os seguintes objetivos:

          . permitir aos candidatos adquirir conhecimentos, competências e experiência profissional num ambiente internacional;

          . desenvolver e reforçar as redes de contactos entre os Estados Membros e o Secretariado da OMA;

          . apoiar e assistir o Secretariado nas suas missões e nos seus trabalhos;

          . constituir um viveiro de peritos aduaneiros altamente competentes.

Guntar Campos é quadro da DNRE- Direção Geral das Alfândegas, com mais de 20 anos na carreira aduaneira, tendo desempenhado importante funções no seio desta administração, designadamente a de Diretor Geral das Alfândegas. Cabo Verde é membro da Organização Mundial das Alfândegas desde 01/07/1992, mas é a primeira vez que se faz representar a este nível. Guntar Campos representará não só Cabo Verde, mas irá atuar na representação dos interesses comuns da CPLP. Ao representante de Cabo Verde, terá também a responsabilidade da representação dos demais países da CPLP. Portanto, o fato de termos o nosso quadro afeto a uma Organização Mundial da envergadura da OMA, irá sem duvidas, ser benéfico não só para o ora selecionado, mas também para todas as administrações aduaneiras da CPLP e particularmente a Administração Aduaneira Cabo-verdiana, que se encontra engajada em promover importantes reformas e modernização de todo o ambiente ligado ao comercio internacional, através da desmaterialização dos procedimentos, a introdução de equipamentos de inspeção não intrusivas, a redução do tempo medio de desalfandegamento e dos controlos imediatos, priorizando a Gestão e Analise de riscos, em detrimento dos controlos imediatos, tudo alinhado com o Programa de Facilitação do Comercio em implementação.

Praia, 27 de setembro de 2023