Navegação de acessibilidade

CABO VERDE ACOLHE O 5º DIÁLOGO POLÍTICO DE ALTO NÍVEL DA WATAF - Asset Display Page - Direção Nacional das Receitas de Estado

CABO VERDE ACOLHE O 5º DIÁLOGO POLÍTICO DE ALTO NÍVEL DA WATAF

Publicado em: 13-09-2023 18:18

Cabo Verde acolhe a 19ª Assembleia Geral da WATAF (Fórum das Administrações Fiscais da África Ocidental) e o 5º Diálogo Politico de Alto Nível da Organização, de 20 a 22 de setembro, no Hotel Oásis Atlântico - Praiamar, Cidade da Praia.

O referido evento é co-organizado pela WATAF e pela DNRE - Direção Nacional de Receitas do Estado enquanto administração anfitriã, e representa uma oportunidade para esta instituição reforçar o seu engajamento e compromisso junto daquela organização africana.

Destaca-se que, Cabo verde é membro do WATAF, desde 2015, e tem vindo a beneficiar de várias formações técnicas nas áreas fiscais, nomeadamente da inspeção tributária, preços de transferência, avaliação de riscos, relações fiscais internacionais, entre outras matérias de interesse para a Administração Tributária de Cabo Verde.

Perspetiva-se que Cabo Verde reforce ativamente a sua participação, nomeadamente nas conferências e fóruns regionais, com ganhos a nível da arrecadação de receitas fiscais, bem como a transparência e a cooperação fiscal na África Ocidental.

O WATAF é um órgão fiscal internacional, estabelecido em 12 de setembro de 2011, em Abuja, Nigéria, para encorajar uma forte colaboração e partilha de informações entre todos os Estados Membros da CEDEAO, com o objetivo de melhorar a qualidade da administração tributária na África Ocidental e garantir que todos os Estados Membros da CEDEAO falem a uma só voz em questões de política e administração tributária, em todos os eventos fiscais internacionais.

Uma das principais razões para o nascimento do WATAF foi encorajar uma forte colaboração e partilha de informação entre todos os estados membros da CEDEAO para melhorar a qualidade das administrações fiscais na África Ocidental.