Navegação de acessibilidade

Vice Primeiro-Ministro Olavo Correia nas Reuniões de Primavera do FMI e do BM em Washington - Asset Display Page

Vice Primeiro-Ministro Olavo Correia nas Reuniões de Primavera do FMI e do BM em Washington

Informações,Economia Publicado em: 16-04-2022 16:55

O Vice Primeiro-Ministro, Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, e Ministro da Economia Digital, Dr. Olavo Correia, participa da reunião anual do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI), em Washington, dos dias 17 a 23 de abril.

O encontro junta os ministros das finanças e governadores dos bancos centrais dos países membros, executivos de Instituições Financeiras Internacionais, do setor privado, representantes de organizações da sociedade civil e académicos para debaterem questões de importância económica global, bem como temas específicos que fazem parte da agenda económica global, numa altura em que o mundo é confrontado com grande crise.

Na agenda deste importante evento constam a realização de seminários, reuniões regionais, conferências de imprensa, entre outros eventos voltados para a economia global, desenvolvimento internacional e sistema financeiro do mundo.

Esse encontro em Washington constitui mais uma oportunidade do Governo de Cabo Verde continuar a reforçar os contactos bilaterais com os principais parceiros de desenvolvimento do país e estabelecer novas parcerias estratégicas.

Para tal, à margem da agenda das reuniões, Ministro das Finanças e Fomento Empresarial vai estabelecer e aprofundar contactos com o Banco Mundial e o FMI, entre outras entidades parceiras.

Durante a missão será discutido o novo programa com o FMI, sobretudo a nova abordagem que o Fundo deverá ter com os países insulares em termos de acesso aos financiamentos.

Por outro lado, junto do Banco Mundial, o Vice Primeiro-Ministro terá a oportunidade de analisar a possibilidade de o país aceder a novos pacotes de financiamento a projetos transformadores e catalíticos para a economia cabo-verdiana, tornando-a mais sustentável e resiliente.

Outra temática que vai ser abordada durante o encontro de Washington tem que ver com a dívida pública. Particularmente, pensar, juntamente com os parceiros, numa nova abordagem para a gestão da dívida pública.

Durante esta missão, o Governo de Cabo Verde vai apresentar aos parceiros os desafios que o país enfrenta e solicitar o engajamento tanto na questão de financiamento como no apoio técnico que ajudara o país na implementação de políticas e na capacitação técnica, no quadro da administração pública.

O Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial estará acompanhado nesta missão pelo Diretor Nacional do Planeamento, Dr. Gilson Pina, pela Diretora Geral do Tesouro, Dra. Soeli Santos, pelo Diretor de Serviço de Prospetiva, Acompanhamento Macroeconómico e Estatísticas, Dr. Jailson Oliveira, e por uma equipa do Banco de Cabo Verde chefiada pelo Governador, Dr. Óscar Santos.