Navegação de acessibilidade

Vice Primeiro-Ministro na Reunião de Revisão Intermediária do IDA20 em Zanzibar - Asset Display Page

Vice Primeiro-Ministro na Reunião de Revisão Intermediária do IDA20 em Zanzibar

Informações,Nota de Imprensa Publicado em: 06-12-2023 10:04

Os representantes dos doadores e dos mutuários da Associação Internacional para o Desenvolvimento (IDA, sigla inglesa), Banco Mundial, vão reunir-se em Zanzibar, na Tanzânia, entre 6 e 8 de dezembro de 2023, para analisar o desenvolvimento, até à data, dos compromissos políticos e financeiros da IDA20 e avaliar a resposta da Associação às crises sobrepostas.

Enquanto Vice Primeiro-Ministro, Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, e líder do Fórum dos Pequenos Estados, Dr. Olavo Correia, participa deste importante encontro. Nesta manhã integrou o painel de debate sobre “Direção estratégica do IDA21”, concretamente para abordar a visão, objetivos e plano de ação do IDA21 para o continente africano. Fizeram ainda parte do painel, o Vice-Ministro de Assuntos Internacionais, Arábia Saudita, a Vice-Presidente da União Africana e o Presidente da Open Society Foundations, sob a moderação da Vice-Presidente do Banco Mundial para a África Oriental e Austral.

Durante a sua intervenção, o Vice Primeiro-Ministro, destacou o importante papel que esta Associação Internacional de Desenvolvimento do Banco Mundial e o seu forte alinhamento com a agenda de desenvolvimento de África.

O IDA, conforme o Governante cabo-verdiano, “vem desempenhando um papel fundamental no estímulo ao crescimento económico, complementando as fontes de financiamento nacionais e, em última análise, contribuindo para aumentar os investimentos nos países africanos. É uma das maiores fontes de ajuda ao desenvolvimento para África, centrada na redução da pobreza através da concessão de créditos e subvenções a juros baixos, para programas e projetos destinados a impulsionar o crescimento económico, melhorar as condições de vida das pessoas e reduzir as desigualdades”.

Por outro lado, do ponto de vista temático, “o IDA também está bem alinhado com as principais prioridades Africanas, como o género, a incapacidade, a fragilidade, as respostas rápidas às crises, o capital humano, o emprego e a transformação económica e a resiliência climática, embora a prioridade do Grupo do Banco Mundial em matéria de alterações climáticas, especificamente o apoio ao seu abrandamento, tenha ficado aquém do esperado e tenha sido menos evidente nos ciclos anteriores do IDA”, disse o Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial de Cabo Verde, finalizando que, o IDA tem estado na vanguarda dos desafios de desenvolvimento, ajudando os países nos ambientes mais difíceis, aumentando o apoio e utilizando a sua voz para reunir parceiros e doadores na identificação de soluções para estes desafios de desenvolvimento.

De referir que, durante a Reunião de Revisão Intermediária do IDA20, que acontece sob o lema “Recuperando-se melhor da crise: Rumo a um futuro verde, resiliente e inclusivo”, os participantes discutirão temas e questões relevantes a serem abordadas durante as negociações da IDA21, tendo em consideração os objetivos preconizados, criar um mundo livre da pobreza num planeta habitável.

Sobre IDA

A AID do Banco Mundial é a maior fonte de financiamento para o combate à pobreza extrema nos 75 países mais pobres e mais vulneráveis do mundo. A IDA atribui subvenções e empréstimos, com taxa de juro nula ou baixa, aos países para projetos e programas que promovam o crescimento económico, criem resiliência e melhorem as vidas das populações pobres em todo o mundo. Desde 1960, a IDA forneceu cerca de USD 496 mil milhões para investimentos em 114 países.

Encontre mais informações sobre o evento neste link: https://www.worldbank.org/en/publication/ida20-mid-term-review#documents

Gabinete de Comunicação do Governo.