Navegação de acessibilidade

Vice Primeiro-Ministro, Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial reúne-se com empresários do município da Praia - Asset Display Page

Vice Primeiro-Ministro, Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial reúne-se com empresários do município da Praia

Informações,Economia Publicado em: 12-01-2023 11:11

O encontro que visou, sobretudo, para que o Governante ouvir as principais preocupações dos que empreendem. "É 𝐧𝐚 𝐩𝐫𝐨𝐱𝐢𝐦𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞, 𝐚𝐮𝐬𝐜𝐮𝐥𝐭𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐞 𝐩𝐞𝐫𝐬𝐜𝐫𝐮𝐭𝐚𝐧𝐝𝐨, 𝐪𝐮𝐞 𝐞𝐬𝐭𝐚𝐫𝐞𝐦𝐨𝐬 𝐞𝐦 𝐜𝐨𝐧𝐝𝐢çõ𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐜𝐨𝐧𝐬𝐭𝐫𝐮𝐢𝐫 𝐚𝐬 𝐦𝐞𝐥𝐡𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐬𝐨𝐥𝐮çõ𝐞𝐬", sublinhou.

Neste sentido, "vamos criar um espaço de diálogo permanente com os empreendedores nacionais, com os seguimentos necessários, para que possamos perceber onde poderão estar eventuais dificuldades ou bloqueios e removê-los para melhor ajudarmos os nossos empreendedores", assegurou.

O encontro, que teve lugar no início desta semana, foi uma oportunidade cimeira de partilha, sobretudo, com os jovens empresários as medidas e os incentivos aprovados no quadro Orçamento do Estado para 2023.

"O OE 2023 reforça a confiança nos jovens, com uma forte aposta no empreendedorismo e contempla um conjunto de medidas de políticas que terão um grande impacto na vida dos jovens".

A título de exemplo, disse que, visando incentivar o empreendedorismo jovem, o OE apresenta um conjunto de incentivos fiscais e financeiros às Start-up jovem, sendo que 22 mil milhões de CVE em linha de crédito específico com juros bonificados, podendo a garantia do Estado atingir os 100%. Ainda, o fomento de micro finanças e investimento na formação profissional de jovens em prestação de serviço militar.

Avançou ainda que, com o Banco Africano do Desenvolvimento (BAD), o Governo desenvolverá um modelo de banco de investimento para jovens empreendedores, aumentando a capacidade de financiamento dos seus projetos.

O acesso a financiamento às empresas foi uma das questões abordadas no encontro. Não obstante o ecossistema estar a funcionar e com resultados positivos, o Governante reconhece que existem ainda desafios e aspetos a serem melhorados, nomeadamente, referiu, numa maior articulação entre as instituições públicas do ecossistema de financiamento com o sistema bancário para que os projetos que sejam bem montados e viáveis possam ter financiados no prazo certo.

"Não obstante os desafios, é preciso confiança em como estamos engajados fazermos mais, melhor e mais rápido por Cabo Verde", finalizou.