Navegação de acessibilidade

Vice Primeiro-Ministro, Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial participa nos encontros do Grupo Consultivo Africano - Asset Display Page

Vice Primeiro-Ministro, Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial participa nos encontros do Grupo Consultivo Africano

Informações,Economia Publicado em: 18-04-2023 16:52

No âmbito da Reunião do Grupo Consultivo Africano, o Vice-Primeiro-Ministro, Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, Olavo Correia, reuniu-se com o Presidente do Grupo do Banco Mundial, David Malpass.

O Vice-Primeiro-Ministro co-presidiu a reunião na qualidade de Presidente da African Caucus 2023. Durante a sua intervenção centrou-se na monitorização da transformação digital, em particular nos investimentos do Grupo Banco Mundial em infraestruturas digitais, competências, plataformas e serviços financeiros, de forma a beneficiar da integração regional em África.

O mesmo afirmou que nessa matéria, o Banco Mundial tem feito um investimento importante em que se observam os notáveis resultados por meio da iniciativa do organismo, Economia Digital para a África (DE4A). “Relembramos que esta iniciativa contribuiu, entre outros aspetos, para aumentar a taxa de penetração da internet banda larga 3G de 16% em 2016 para 37% em 2021, ou seja, 21% em 5 anos ou cerca de 4% ao ano”, sublinhou.

No entanto, frisou que quase 300 milhões de africanos ainda vivem a mais de 50 quilômetros de uma conexão de fibra ou cabo de alta velocidade. Nesse sentido, debateram a estratégia do Banco Mundial para contribuir para o aumento do número de pessoas conectadas em África, até 2025, a fim de se fechar a lacuna de acesso digital em termos demográficos, de género e alcançar uma economia digital inclusiva para todos em África.

Outra questão que esteve sobre a mesa teve a ver com o setor privado e o digital. Deste modo, o posicionamento do Banco Mundial, particularmente em relação ao setor privado, com vista a ajudar a proteger e garantir investimentos e financiamentos para alcançar a visão de transformação digital na África.

“O Digital é a oportunidade para Cabo Verde, é a oportunidade para África.

Para tanto, incentivamos o Banco Mundial a apoiar a nossa região no aproveitamento do potencial de um mercado digital integrado por meio da Área de Livre Comércio Continental Africana”, frisou o Vice-Primeiro-Ministro.