Navegação de acessibilidade

Vice Primeiro-Ministro exorta aos estados-membros a apostarem num melhor ambiente de negócio no espaço da CPLP - Asset Display Page

Vice Primeiro-Ministro exorta aos estados-membros a apostarem num melhor ambiente de negócio no espaço da CPLP

Informações,Governo Publicado em: 15-07-2021 13:34

O Vice Primeiro-Minsitro, Ministro das Finanças e Fomento Empresarial, e Ministro da Economia Digital, Olavo Correia, exortou hoje aos governos dos estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) a criar as condições para melhorar o ambiente de negócio no espaço da CPLP, mas também de promoção de um melhor clima de investimentos.

Olavo Coreia que falava no quadro da “Mesa redonda sobre cooperação económica e empresarial na CPLP”, promovida pelo Governo de Angola, país que, a partir do próximo sábado, assume a presidência CPLP por dois anos, defendeu que esse feito só será conseguido, primeiro, pela via da “promoção da mobilidade”.

A livre circulação de bens, pessoas e de capitais “é uma questão essencial e crítica para a promoção empresarial no espaço da CPLP”, defendeu reconhecendo que passos importantes têm sido dados nesta matéria, “mas ainda são insuficientes em relação aquilo que seria necessário para que possamos fazer da CPLP um espaço de livre circulação, mas também um espaço de mobilidade”.

Por outro lado, o Vice Primeiro-Ministro apontou a criação de condições para evitar a dupla tributação e para proteção reciproca de investimentos em todo o espaço da CPLP, como outra condição importante para a promoção de um melhor clima de investimento na Comunidade.

Igualmente referiu à importância da criação de instrumentos de financiamento para as empresas da CPLP. “A ideia que tinha sido germinada de se criar um banco de fomento para promover iniciativas empresariais ao nível de toda a CPLP, penso ser um projeto importante que devemos continuar”, defendeu.

Ainda, exortou aos governos dos estados-membros a continuarem a promover a paz, a estabilidade macroeconómica e a estabilidade social, aliados à promoção da “coletividade entre os nossos países, do fomento empresarial e a construção de uma agenda específica ao nível da CPLP”.

O Vice Primeiro-Ministro de Cabo Verde chamou a atenção para a língua portuguesa, como sendo um importante ativo – que representa cerca de 270 milhões consumidores. Por isso, defendeu que comunidade deve monetizar a nossa língua, enquanto uma grande oportunidade para os estados-membros.

Em face ao contexto atual da pandemia da Covid-19, Olavo Correia entende que deve ser encarado como uma oportunidade para fazer da CPLP um espaço de oportunidade e fonte de criação de rendimentos “para que os nossos estados possam fazer face às consequências da Covid-19”.

De salientar que a “Mesa redonda sobre cooperação económica e empresarial na CPLP”, aconteceu esta manhã, em formato híbrido, juntando os governos dos estados-membros, empresários, académicos e estudantes numa plataforma de recolha de suicídios sobre a construção da base de ação de promoção da cooperação económica e empresarial.