Navegação de acessibilidade

Vice Primeiro-Ministro de Cabo Verde nas Reuniões de Primavera do FMI e do Grupo Banco Mundial - Asset Display Page

Vice Primeiro-Ministro de Cabo Verde nas Reuniões de Primavera do FMI e do Grupo Banco Mundial

Informações,Nota de Imprensa Publicado em: 15-04-2024 10:59

O Vice Primeiro Ministro de Cabo Verde, também Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, e Ministro da Economia Digital, estará presente nas Reuniões de Primavera dos Conselhos de Governadores do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Grupo Banco Mundial (GBM). O evento acontece entre os dias 17 e 19 de abril, aliado a uma série de atividades e eventos programados para toda a semana (de 15 a 20 de abril), em Washington.

Durante sua participação nessas reuniões internacionais de grande relevância, o Governante cumprirá uma agenda repleta de compromissos, abordando uma variedade de tópicos importantes para o país e para as nações em desenvolvimento.

Entre os principais temas que serão tratados estão o financiamento nos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS), destacando o caso de Cabo Verde. A intenção é explorar meios de promover o acesso a financiamentos adequados, visando impulsionar o desenvolvimento sustentável nessas nações.

Outro ponto de destaque será a discussão dos desafios enfrentados pelos pequenos estados insulares, incluindo questões relacionadas às mudanças climáticas, desenvolvimento económico, resiliência e sustentabilidade. Serão partilhadas experiências e buscadas soluções inovadoras para enfrentar esses desafios comuns.

A agenda do Vice Primeiro-Ministro também contempla igualmente questões de financiamento e conversão da Dívida Pública.

Além das reuniões do FMI e do Banco Mundial, o governante cabo-verdiano terá encontros com parceiros bilaterais para fortalecer as relações e explorar oportunidades de cooperação em diversas áreas.

A participação de Cabo Verde nessas reuniões internacionais reflete o compromisso do país em buscar soluções para os desafios financeiros e de desenvolvimento, visando impulsionar o desenvolvimento económico e social.

Deve-se destacar que, nesta missão, a delegação cabo-verdiana, chefiada pelo Vice Primeiro-Ministro, inclui a presença do Governador do Banco de Cabo Verde, Dr. Óscar Santos, o Diretor Nacional do Planeamento, Dr. Gilson Pina, a Diretora Geral do Tesouro, Dra. Soeli Santos, e o Coordenador da Unidade de Gestão dos Projetos Especiais, Engº Nuno Santos.

Gabinete de Comunicação e Imagem do Governo