Navegação de acessibilidade

SESSÃO ESPECIAL DE APURAMENTO E DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DA OFERTA PÚBLICA DE VENDA DE 27,44% DAS AÇÕES DA CAIXA DETIDAS PELO ESTADO - Asset Display Page

SESSÃO ESPECIAL DE APURAMENTO E DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DA OFERTA PÚBLICA DE VENDA DE 27,44% DAS AÇÕES DA CAIXA DETIDAS PELO ESTADO

Informações,Economia Publicado em: 29-02-2024 15:56

Começamos bem o ano 2024

A Operação Pública de Venda de 27,44% de Ações do Estado na Caixa Económica de Cabo Verde foi coroada de sucesso e um sinal inequívoco de que Cabo Verde vive um bom momento, de confiança das famílias, dos operadores económicos, mas também da comunidade internacional.

Saúdo, em nome do Governo de Cabo Verde, os 929 novos acionistas da CAIXA, com a firme convicção de que serão novos impulsionadores dos negócios deste importante banco.

Temos sim razões para acreditar que a alienação das ações do Estado contribuirá para alargar os horizontes e o mercado, para aumentar o volume de negócios, acelerar a inovação e reforçar o papel da CAIXA no sistema financeiro cabo-verdiano, o seu contributo para o financiamento da economia e o seu compromisso o desenvolvimento sustentável.

ESTAMOS A DINAMIZAR O MERCADO DE CAPITAIS

São 944 ordens emitidas com encaixe de cerca de 1,5 milhão de contos

Esta foi assim a maior operação publica de venda em termos de ordens de venda e de encaixe financeiro da história da Bolsa de Valores de Cabo Verde

O Governo felicita a Bolsa de Valores de Cabo Verde. Confirma-se assim, que a agenda de privatização PPP e concessões contribuirá para dinamizar o mercado de capitais e para conferir maior relevância e projeção nacional e internacional à Bolsa.

Esta foi uma operação de grande alcance

Os Investidores são de 24 países do mundo, incluindo Cabo Verde, o que em si testemunha o nível de notoriedade, de interesse de Cabo Verde e de confiança na banca nacional.

Esta operação demonstra o nível de literacia financeira dos cabo-verdianos

Com efeito, das 944 ordens, 912 ou seja 97% são de particulares, ou seja, de famílias. Investir em ações de um banco como a CAIXA é para as famílias uma boa alternativa de aplicação da poupança.

Confiança dos Cabo-verdianos na banca nacional

Das 944 ordens, 830 foram emitidas em Cabo Verde e este é um forte indicador de Confiança dos Cabo-verdianos na banca nacional.

Confiança dos clientes da Caixa no seu banco

Cerca de 42% das ordens foram emitidas e 58% das ações foram adquiridas através da Caixa Económica de Cabo Verde, ou seja, por clientes desse banco e este é um indicador inquestionável de confiança dos clientes no seu banco. Preferem não apenas ter poupança e realizar operações, MAS TAMBÉM TORNAR-SE DONOS DESSE IMPORTANTE BANCO.

O Governo de Cabo Verde felicita a UASE na pessoa do seu Coordenador pela condução inteligente do processo, mas também a AGMVM e a Bolsa de Valores pela parceria inteligente e plena assunção das respetivas responsabilidades. 

O Governo agradece o desempenho da CAIXA quanto do BCA, do BCN, do Banco Interatlântico do BAI e do IIB nesta grande Operação Pública de Venda.

E assim estamos a criar estamos a criar novas oportunidades para o privado, a Diáspora e a aumentar a credibilidade de Cabo Verde e das suas instituições.

Felicitamos os novos acionistas da Caixa Económica de Cabo Verde, pela sua opção inteligente e pela confiança no banco e na economia de Cabo Verde. 

A CAIXA PASSA DE 173 A 1102 ACCIONISTAS. COMEÇA ASSIM UMA NOVA ERA

Obrigado

Alcindo Mota

Secretário de Estado das Finanças