Navegação de acessibilidade

Seleção da IT Solution na Web Summit foi feita com total transparência - Asset Display Page

Seleção da IT Solution na Web Summit foi feita com total transparência

Informações,Nota de Esclarecimento Publicado em: 27-05-2020 23:11

Face às notícias veiculadas pela comunicação social especulando que a empresa IT Solution foi beneficiada na sua participação na Web Summit, cumpre-nos esclarecer o seguinte:

  1. Em setembro do ano passado, foi lançado o concurso «Go Global in Websummit» que é um programa anual criado pela Secretaria de Estado para Inovação e Formação Profissional, através da Direção Geral das Tecnologias e Economia Digital e da Pro-Empresa, com o objetivo de promover as Start-ups nacionais no mercado global, dando-lhes visibilidade internacional. O concurso público tinha como destinatário jovens inovadores cabo-verdianos e as Start-ups TICs nacionais. 

  1. Para participar do concurso, os concorrentes tinham de preencher os requisitos solicitados, nomeadamente ter a nacionalidade e residência em Cabo Verde, a natureza do projeto, grau de inovação, o impacto, potencial de escala para o mercado emergente, protótipo funcional e ter a situação fiscal em dia.  Cada item foi avaliado numa escala de 0 a 5 e a pontuação final foi o somatório das pontuações atribuídas pelos 3 elementos do júri, constituído pela DGTED, NOSI e Pro-empresa.

  1. Apresentaram-se ao concurso 22 projetos de Start-ups nacionais, de entre elas, 10 foram selecionadas para participarem na Web Summit em Portugal.

  1. O projeto NHA BEX – Sistema Inteligente para a Gestão de Filas de Espera, da empresa IT Solution, foi umas das selecionadas, tendo ficado em primeiro lugar, obtendo 87 pontos. Dos 7 Itens avaliados, de acordo com o regulamento do concurso, o projeto obteve a pontuação máxima (5) em quatro atribuídos pela pro-empresa, seis pela DGTED e cinco pelo Nosi.

Assim, como se pode concluir da análise do regulamento do concurso, bem como de relatório da avaliação do corpo de jurados, nenhuma empresa foi beneficiada ou prejudicada no seu intento de participar na Web Summit em Portugal. O concurso foi feito com total transparência e não foi apresentada nenhuma reclamação dos participantes, pelo que repudiamos com veemência todas as especulações levantadas com o intuito de pôr em causa todo um processo.

O Governo continuará firme no seu propósito de promover e dar visibilidade internacional as empresas ligadas ao setor das TICs e todos terão sempre as mesmas oportunidades.

 

                                                                                                                            Creditos imagem: RFI