Navegação de acessibilidade

Secretário de Estado das Finanças participa no “Fórum de Cooperação Internacional e Reunião de Ministros Africanos das Finanças, Economia e Meio Ambiente” - Asset Display Page

Secretário de Estado das Finanças participa no “Fórum de Cooperação Internacional e Reunião de Ministros Africanos das Finanças, Economia e Meio Ambiente”

Informações,Evento Publicado em: 09-09-2022 9:52

O Secretário de Estado das Finanças, Alcindo Mota, está a representar Cabo Verde no “Fórum de Cooperação Internacional e Reunião de Ministros Africanos das Finanças, Economia e Meio Ambiente”, a decorrer até dia 9 de setembro, em Cairo, Egito.

Trata-se de um importante evento realizado pelo Presidente da República Árabe do Egito, Dr. Abdel Fattah Al Sisi, e a Presidência do COP27, que tem por objetivos, garantir a coerência das posições africanas de financiamento climático com necessidades; priorizar ações que podem ser lideradas por países africanos, com apoio direcionado para aumentar o financiamento climático disponível visando a implementação e mostrar as práticas de desenvolvimento, defendendo novas iniciativas e políticas acionáveis ​​sobre o clima, mitigação e adaptação.

Durante a sua intervenção no painel intitulado “Abordagem Orçamentária Sustentável para Finanças Climáticas”, Alcindo Mota frisou que, por ser um Pequeno Estado Insular em Desenvolvimento, Cabo Verde tem de implementar o seu orçamento tendo em conta a sua extrema vulnerabilidade aos choques externos e à variabilidade climática.

“Uma das prioridades estratégicas nacionais de desenvolvimento sustentável para Cabo Verde é, até 2030, minimizar todos os impactos das alterações climáticas através de ações a vários níveis, desenvolvendo todas as capacidades necessárias para aproveitar as oportunidades proporcionadas pelo investimento nas alterações climáticas para se tornar mais sustentável, inovador e resiliente”, acrescentou.

Alcindo Mota aproveitou o momento para agradecer o Governo do Egito, especialmente o Presidente da República, pelo convite.