Navegação de acessibilidade

Secretária do Estado para o Fomento Empresarial no 8º Fórum Regional Africano sobre Desenvolvimento Sustentável - Asset Display Page

Secretária do Estado para o Fomento Empresarial no 8º Fórum Regional Africano sobre Desenvolvimento Sustentável

Informações,Nota Informativa Publicado em: 28-02-2022 18:02

Em representação do Vice Primeiro-Ministro de Cabo Verde, a Secretária do Estado para o Fomento Empresarial, Adalgisa Vaz, participa no Fórum Regional Africano sobre Desenvolvimento Sustentável que acontece de 3 a 5 março, em Kigali, capital de Ruanda.

O tema do fórum deste ano “Construir melhor: uma África mais verde, inclusiva e resiliente pronta para alcançar a Agenda 2030 e a Agenda 2063”, uma temática que está alinhada com o Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável, previsto para julho, em que serão discutidas estratégias para promover o crescimento económico em meio às circunstâncias impostas pela Covid-19.

Neste sentido, Cabo Verde pretende aproveitar esta plataforma para a mobilização de recursos no âmbito dos programas de transição energética, mobilizando recursos também através de BlueX, a nova plataforma da Bolsa de Valores cujo financiamento é assegurado pelo PNUD.

A questão da Dívida Pública será também levada a esse importante encontro no qual a União Africana e Comissão Económica da África irão apresentar uma solução conjunta para mitigar os efeitos da Covid, nomeadamente através de programas de redução da dívida dos países africanos.

Nesta que será a oitava edição do AFRADD, o evento reunirá especialistas dos países membros da ONU, formuladores de políticas e ministros africanos, profissionais do meio acadêmico e de agências do setor privado, assim como da sociedade civil, como também parceiros internacionais de desenvolvimento.

A AFRADD também vai promover uma plataforma para discussões e aprendizado entre pares, que contará com um número recorde de 21 países africanos para preparar as Revisões Nacionais Voluntárias (VNRs) dos seus progressos nos ODS, sete dos quais realizam seus primeiros VNRs. 

As partes interessadas aos níveis distrital, municipal e municipal também compartilharão as suas experiências na concretização dos ODS ao nível local, no contexto das Revisões Locais Voluntárias (VLRs).

Esse workshop servirá para capacitar os Estados Membros para realizar a implementação, monitoramento e relatórios integrados da Agenda 2030 e da Agenda 2063 em nível nacional e local.