Navegação de acessibilidade

Cabo Verde e Congo querem estreitar relações de cooperação - Asset Display Page

Cabo Verde e Congo querem estreitar relações de cooperação

Informações,Cooperação Publicado em: 13-10-2022 12:49

A Secretária do Estado do Fomento Empresarial, Adalgisa Vaz, recebeu, em visita de cortesia, a Ministra das Pequenas Empresas, do Artesanato e do Setor Informal da República do Congo, Jacqueline Lydia Mikolo, Ministra das Pequenas Empresas, do Artesanato e do Setor Informal da República do Congo.

Esta visita visou, essencialmente, o estreitar das relações de cooperação entre os dois países no domínio do fomento empresarial, promoção do turismo e o reforço de parcerias comerciais e culturais.

A Ministra Congolesa, que se encontra de visita ao arquipélago, no âmbito da participação na 6ª Edição do Tropic Business Summit, (10 a 15 de outubro) a decorrera na cidade da Praia, lembrou que os dois países têm relações amistosas e culturais, que datam desde a independência de Cabo Verde, além de terem, em comum, uma forte aposta no sector privado e nas PMEs e no empreendedorismo jovem, nomeadamente no domínio da cultura e artesanato.

A Ministra Mikolo sublinhou varias oportunidades de negócios e de investimentos no sector das pescas, da indústria conserveira, das indústrias criativas, da agricultura e do turismo, entre outros.

Por sua vez, a Secretária do Estado do Fomento Empresarial de Cabo Verde informou da recente visita do Secretário Geral da ZLECA que reiterou o apoio financeiro e institucional para melhor integração de Cabo Verde no Continente, realçando os esforços do Governo para melhoria da conectividade aérea e marítima explorando o corredor marítimo Praia –Dakar- Abidjan que mereceu também a atenção da União Europeia e do Banco Europeu de Investimentos.

Durante o encontro demonstraram o interesse de artistas congoleses em participar de eventos culturais, realizados em Cabo Verde bem como.

Para o reforço desta cooperação, o Embaixador do Congo acreditado em Cabo Verde informou dos trabalhos, em curso , para criação de uma comissão mista entre os dois países para cimentar e acompanhar os acordos de cooperação .

A Senhora SEFE informou do programa de promoção de Cabo Verde no exterior e do interesse em realizar em Brazzaville fórum de investimentos para atracão de investidores congoleses.

Foi partilhada com a delegação congolesa a experiencia de Cabo Verde no fomento empresarial nomeadamente as atribuições das instituições do Ecossistema bem como o programa de diversificação da economia.