Navegação de acessibilidade

Secretária de Estado do Fomento Empresarial em reunião de trabalho com JICA sobre novo instrumento para promoção de investimentos privados - Asset Display Page

Secretária de Estado do Fomento Empresarial em reunião de trabalho com JICA sobre novo instrumento para promoção de investimentos privados

Informações,Investimento Publicado em: 17-02-2023 15:28

A Secretária de Estado do Fomento Empresarial (SEFE), Adalgisa Vaz, manteve uma importante reunião de trabalho, esta manhã, com a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA), com participação da equipa do seu escritório em Dakar-Senegal e de representantes da sede em Tóquio.

Esta reunião teve como objetivo a apresentação do Private Sector Investment Finance (PSIF), novo instrumento da JICA que tem como foco a promoção de investimentos privados. Um encontro que acontece na sequência da última missão da Agência a Cabo Verde, em finais de janeiro último.

O Private Sector Investment Finance (PSIF), novo instrumento da JICA, tem o foco em áreas como as energias renováveis, o cumprimento da Agenda 2030 e o desenvolvimento de instrumentos sustentáveis de financiamento à economia, investimentos em infraestruturas de qualidade pelo setor privado e apresenta várias facilidades nomeadamente empréstimos com condições favoráveis e modalidades de investimento direto em projetos privados através do Project Equity Investment e do Fund Investment.

Um encontro produtivo em que se apresentou a visão do Governo para o fomento empresarial, principalmente, na promoção do Fundo Pro Impacto de Private Equity - criado para apoiar pequenas e médias empresas (PMEs) locais, com reforço dos seus capitais e agilidade operacional”-, o programa do Governo de criação do Fundo Climático e Ambiental, alimentado principalmente por fundos de reconversão da dívida pública em investimento climático, bem como a mobilização de recursos para a promoção do ecossistema de financiamento à economia, em particular para as Micro, Pequenas e Médias empresas (MPME’s).

De referir que, também marcaram presença no encontro a Cabo Verde TradeInvest, a Pro Capital, a Pro Empresa, a Pro Garante e o Sr. Coordenador da Comissão Nacional do Fomento Empresarial.

Ficou o compromisso de partilha dos programas em vigor nomeadamente do Fundo Pró Impacto tendo o Governo de Cabo Verde, através da Sra. Secretária de Estado para o Fomento Empresarial, convidado a JICA a participar na Conferência Internacional de Parceiros, a realizar-se nos dias 27 e 28 de Abril, de 2023, na ilha da Boa Vista, onde será apresentada o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável 2022 – 2026 (PEDS II) a todos os parceiros de desenvolvimento de Cabo Verde, ".