Programa piloto para a localização dos ODS em Cabo Verde na comunidade rural de Porto Mosquito - Asset Display Page
Informações,Cooperação Publicado em: 17-02-2025 17:37
O Vice-primeiro Ministro e Ministro das Finanças participou hoje de uma reunião com a equipe que está envolvida na formulação da proposta do Programa piloto para a localização dos ODS em Cabo Verde na comunidade rural de Porto Mosquito com foco na redução das desigualdades.
O programa visa promover o desenvolvimento local e a coesão social, fortalecendo a participação comunitária, melhorando infraestrutura e impulsionando a economia local por meio da pesca artesanal, turismo e formação profissional. Além disso, visa garantir acesso equitativo a serviços básicos como saúde, educação e assistência social, com ações voltadas à incluso, prevenção de riscos e promoção da igualdade de gênero.
Estiveram presentes na reunião o Ministro da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial, Eurico Monteiro, a Coordenadora residente das Nações Unidas, Patrícia Portela de Sousa, a Embaixadora da Espanha em Cabo Verde e as suas respetivas equipas.
O Ministro das Finanças afirmou que o objetivo é valorizar o potencial humano e os recursos locais, criando condições para que cada comunidade escreva uma nova história de progresso e inclusão. “Com uma abordagem holística e liderança comprometida, o Governo reafirma seu compromisso: para cada recurso internacional mobilizado, haverá uma contribuição equivalente, garantindo o sucesso deste projeto-piloto que poderá ser replicado em comunidades piscatórias, turísticas, agrícolas, entre outras”, referiu Olavo Correia.
A Coordenadora Residente das Nações Unidas adiantou que o objetivo central aqui é justamente a aceleração dos objetivos de desenvolvimento sustentável.
“Cabo Verde tem um padrão de realização dos ODS acima da média global e acima da média regional, portanto, já conta uma história positiva, mas a gente sabe que temos muitos desafios. Esse projeto é um bom exemplo de como podemos fazer mais, mais rápido, e a escala. Então, um elemento crítico desse programa, definitivamente, é pensar na aceleração dos ODS com envolvimento profundo, redução de desigualdades, e envolvimento profundo das comunidades”, sublinhou.
Agora iniciou-se a fase de formulação da proposta e será o Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde responsável pela formulação do programa com os seus especialistas no país e em coordenação com a equipa multidisciplinar do Governo, em coordenação com a equipa técnica do Escritório da Cooperação Espanhola em Cabo Verde, a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago e a Comunidade de Porto Mosquito.
Nesse contexto, a Cooperação Espanhola tem mobilizado uma equipa de consultoria especializada para integrar a abordagem de redução das desigualdades no processo de formulação do programa junto às Nações Unidas. Esta equipa está coordenando uma semana de trabalho, que teve início hoje e se estenderá até o dia 21 de fevereiro, envolvendo todas as instituições, com sessões introdutórias sobre a metodologia de redução das desigualdades, além de oficinas de consulta setoriais e comunitárias.