Navegação de acessibilidade

Avaliação do Programa Estratégico de Cooperação (PEC 2022-2026) - Asset Display Page

Avaliação do Programa Estratégico de Cooperação (PEC 2022-2026)

Informações,Cooperação Publicado em: 04-03-2022 17:38

A Vice-Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Cristina Moniz, reuniu-se esta manhã com os ministérios sectoriais de Cabo Verde para a negociação do novo Programa Estratégico de Cooperação (PEC 2022-2026), entre os dois países.

Um programa que serve para delinear as linhas gerais de cooperação entre Cabo Verde e Portugal no quinquénio (2022-2026).

A reunião para a avaliação das propostas do novo PEC 2022-2026 teve por objetivo a conclusão das negociações com os setores, após debater e avaliar o programa, tendo em conta o aproximar da realização de VI Cimeira Bilateral entre Cabo Verde e Portugal, agendada para o dia 7 de março de 2022.

De frisar que a cooperação estratégica entre a República Portuguesa e a República de Cabo Verde deve estar alinhada com os principais instrumentos de desenvolvimento de ambos os países, sendo, no caso de Cabo Verde, o PEDS II, a Ambição 2030 e demais documentos de estratégia nacionais e sectoriais.

As principais áreas de intervenção mencionadas no programa são: Educação Ciência, Cultura e Desporto; Saúde, Assuntos Sociais e Trabalho; Justiça, Segurança e Defesa; Ambiente, Energia, Agricultura e Mar; e as Finanças Públicas, Economia, Digital e Infraestruturas.

A Vice-Presidente do Camões, fez um balanço positivo desta negociação, reafirmando que o PEC 2022-2026 serve para abrir a porta para um reforço da cooperação em diferentes áreas, garantindo que houve um esforço de ambos os lados para se chegar a um bom resultado.

“O PEC é o resultado do entusiasmo que há de tanto do lado de Cabo Verde como do lado de Portugal em intensificarmos a nossa cooperação”, realçoDe salientar que o Governo de Cabo Verde tem feito vários investimentos, pelo que o suporte do Governo português continua sendo relevante para vencer os desafios