Navegação de acessibilidade

Primeira edição da Bolsa Cabo Verde Digital com mais de 120 candidaturas. - Asset Display Page

Primeira edição da Bolsa Cabo Verde Digital com mais de 120 candidaturas.

Informações,Nota Informativa Publicado em: 20-05-2020 14:56

Um total de 126 empreendedores concorreram ao Programa Bolsa Cabo Verde Digital, sendo 88 projetos de desenvolvimento de soluções de base tecnológica. Os projetos selecionados serão brevemente anunciados nas páginas oficiais do Fundo de Emprego e Formação (FPEF) e da Cabo Verde Digital, bem como nos canais dos parceiros. O arranque do processo de Pré-incubação está previsto para o início do mês de julho.

O projeto Bolsa Cabo Verde Digital foi lançado em março deste ano pelo Governo de Cabo Verde com objetivo de dar aos jovens cabo-verdianos mais uma importante oportunidade de desenvolverem soluções base tecnológica.

Com este programa pretende-se fomentar o surgimento e consolidação de mais tech startups, com uma bolsa para financiar até 100 jovens e um total de 50 projetos, no valor 30 mil escudos por mês a cada empreendedor, por um período de 6 meses.

Os processos de financiamentos nas fases embrionárias dos projetos são extremamente complexos e muitas vezes determinantes para a continuidade ou não de projetos com potencial e mercado. Para ajudar a alimentar os sonhos dos nossos jovens, o Governo optou pela criação deste projeto que, além da Bolsa de 30 mil escudos por um período de até meio ano, vai igualmente dar facilidades de incubação numa das empresas nacionais de referência, bem como desenvolvimento de competências-chave a quem escolher empreender.

Para o propósito, foram rubricados protocolos com vários parceiros de incubação e mentoria com entidades-chave do ecossistema tech nacional, como o NOSI, a CV Telecom, a Unitel T+ e as Universidades.

De frisar que este projeto que foi lançado logo no início do ano, ganha agora contornos de maior relevância: a inovação foi sempre a bússola norteadora do desenvolvimento. Em tempos como estes que atualmente vivemos (devido ao Covid-19) com impactos transversais e que penalizam além do social, o económico e o quotidiano das nossas sociedades, as tecnologias ganham novamente um papel crucial.

Os novos desafios trazem igualmente um leque de oportunidades, para os quais, o Governo de Cabo Verde espera que os jovens aproveitem ao máximo.

O público-alvo são jovens no último ano de licenciatura das áreas TIC e recém-formandos, com ideias empreendedoras ou iniciativas de base empreendedora, com visão para um projeto empresarial ou mesmo uma ‘startup’ (com até dois anos de existência) na área das TIC’s.

O objetivo deste projeto é estratégico e ganha atualmente contornos de maior pertinência ainda: promover o surgimento e aceleração de ‘startups’, visto que a economia digital é um fator de geração de rendimentos, promoção do emprego e autoemprego. Isto, tendo em mente que a capacitação dos jovens cabo-verdianos com base numa educação e formação profissional de excelência é um dos pilares essenciais deste Governo.

Faz parte ainda da Bolsa, um programa da Pré-incubação e de imersão com duração de 6 meses, onde os projetos selecionados poderão utilizar as instalações físicas dos parceiros, permitindo desta forma que os empreendedores possam focar exclusivamente em desenvolver as suas ideias e projetar modelos de negócios que respondam às necessidades do mercado.

O projeto Bolsa Cabo Verde Digital é implementado pelo Fundo da Promoção do Emprego e da Formação (FPEF), em coordenação com a Cabo Verde Digital, Pró-empresa e em parceria com os operadores chaves do nosso ecossistema Tech e as Universidades.