Navegação de acessibilidade

Precisamos de acelerar o Projeto de Desenvolvimento do Sistema de Abastecimento de Água na ilha de Santiago – Vice-Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças - Asset Display Page

Precisamos de acelerar o Projeto de Desenvolvimento do Sistema de Abastecimento de Água na ilha de Santiago – Vice-Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças

Publicado em: 09-05-2025 16:10

A delegação da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) concluiu hoje mais uma missão em Cabo Verde, realizando uma visita de cortesia ao Vice-Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças.

Esta missão teve como principal objetivo a recolha de esclarecimentos técnicos necessários à concessão da no-objection à alteração do escopo do Projeto de Desenvolvimento do Sistema de Abastecimento de Água na ilha de Santiago, bem como à modificação dos indicadores operacionais.

Durante o encontro, que contou com a presença da Presidente do Conselho de Administração da ANAS, Dra. Marize Gominho, e da sua equipa, o chefe da missão da JICA, Diretor-Adjunto da Divisão de África 4, Departamento de África, Sr. Masanosuke Sakaki, reconheceu a importância deste projeto para a ilha, referindo que farão o possível para acelerar a sua implementação.

O Vice-Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças, Dr. Olavo Correia, sublinhou igualmente a importância de acelerar este projeto, financiado pela JICA em parceria com o Governo de Cabo Verde, no montante de 85 milhões de dólares, a ser executado na ilha de Santiago (zonas Norte e Sul) pela Agência Nacional de Água e Saneamento (ANAS).

O objetivo principal do projeto é aumentar a capacidade de produção de água, através da construção de unidades de dessalinização de água do mar, de forma a melhorar o acesso das populações à água potável. Pretende-se, igualmente, interligar as novas redes de adução a construir com as redes de distribuição de água já existentes, contribuindo assim para a melhoria das condições de vida das populações da ilha de Santiago, para o crescimento económico do país e para a sua adaptação às alterações climáticas globais.

Durante a semana de 5 a 9 de maio, a equipa da missão manteve discussões detalhadas com representantes do Ministério das Finanças – Direção Nacional do Planeamento, da ANAS e de outros departamentos relevantes do Governo.