Navegação de acessibilidade

Pró- Capital apresenta publicamente sua primeira operação - Asset Display Page

Pró- Capital apresenta publicamente sua primeira operação

Informações,Governo Publicado em: 05-08-2019 10:52

A Pró-Capital, capital de Risco, procedeu hoje à apresentação pública da sua 1ª operação de montagem financeira, com o montante de 38 mil contos.

Trata-se de uma operação de financiamento estruturada em parceria com o BCA e a Garantia Seguros, beneficiando 18 microempresários com mais de 20 anos de experiência no sector do táxi.

Essa montagem financeira possibilitou a criação de investimento na modalidade de Agrupamento Complementar de Empresas (ACE) para aquisição de 18 viaturas garantindo os 20% dos fundos próprios para o acesso. Assim, o BCA complementou a participação financeira da Pró Capital, com seguros da Garantia Seguros, concedendo o crédito para a aquisição das viaturas para exploração de táxi.

Este é o primeiro agrupamento complementar de microempresas em Cabo Verde, promovida pela Pró-Capital, para acesso ao financiamento, no âmbito do Ecossistema de Financiamento à Economia, em condições preferências.

“É nossa obrigação, enquanto Governo, criar oportunidades. Como tenho repetido, não há dinheiro para dar a ninguém. O que existe são oportunidades que podem ser criadas. Enquanto Governo, nós vamos dar meios àqueles que queiram empreender, para que o façam”, defendeu o Vice Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia, que presidiu ao.

Na mesma ocasião, Olavo Correia augurou a este agrupamento de taxistas, constituído por chefes de família, sucessos e fez votos para que façam bom uso desta oportunidade e que consigam fazer desta operação um caso de sucesso.

“Hoje são micro empreendedores, mas queremos que amanhã sejam grandes empresários. Por outro lado, pedimos-lhes duas coisas importantes: primeiro, que cumpram com o reembolso do capital que lhes foram emprestados; e segundo, que paguem impostos. Porque nenhum país desenvolve-se na base de incumprimentos e na bagunça” disse o Ministro.

Por último, o Governante agradeceu esta parceria entre a Pro-Capital, o BCA, a Garantia, a Pro-Empresa, a empresa Bavaros Motors e as demais empresas de consultoria que participaram no processo, igualmente a Câmara Municipal da Praia que resultou na montagem financeira. “É deste tipo de parceria que o país precisa”, disse Olavo Correia.