Navegação de acessibilidade

Pedro Lopes visita Sociedade Cabo Verdiana de Música - Asset Display Page

Pedro Lopes visita Sociedade Cabo Verdiana de Música

Informações,Parceria Publicado em: 01-03-2022 15:05

O Secretário do Estado para Economia Digital, Pedro Lopes, efetuou uma visita às instalações da Sociedade Cabo Verdiana de Música (SCM), a convite da sua Direção para conhecer os ganhos, os projetos em pauta, bem como futuros projetos, e os desafios que dizem respeito à parte do Digital.

De entre outras questões, o Governante foi inteirar-se do Sistema Tecnológico Profissional de Distribuição de Direitos Autorais, WIPO Connect, um sistema interconectado para a gestão de direitos autorais e conexos que opera tanto ao nível local ("SCM WIPO Connect local") como ao nível compartilhado ("SCM WIPO Connect shared").

Este sistema permite à Sociedade Cabo-verdiana de Música gerir localmente as suas operações e conectar-se a redes regionais e internacionais de direitos autorais e conexos que integram a Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores, o CISAC.

“É realmente impressionante o papel "invisível" do Digital em Cabo Verde, mas que cada dia que passa reforça a sua importância. Vi como funciona a WIPO Connect, uma plataforma digital destinada a facilitar a gestão coletiva de direitos autorais e direitos conexos e entendi a sua importância na distribuição de verbas para os artistas, ainda para mais numa situação de pandemia”, considerou Pedro Lopes no encontro.

Por outro lado, este governante reforçou ser muito importante o país continuar a trabalhar para uma maior monetização dos trabalhos musicais e artísticos disponibilizados e consumidos no mercado digital cabo-verdiano.

Neste sentido, garantiu que o Governo, através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e igualmente do Ministério da Economia Digital, “saberá dar o seu apoio para acompanharmos os novos tempos”.

Como lembrou ele, a monetização de dados refere-se à sua utilização para obter um benefício econômico quantificável e isto inclui a troca e a venda de informação a terceiros ou a criação de um novo produto ou serviço com base nos dados, implicando a identificação do valor financeiro de toda informação coletada pela organização.

Além de identificar uma nova fonte de receitas, ao monetizar dados é possível reduzir custos, aumentar o engajamento da equipe e eliminar qualquer ineficiência.