Navegação de acessibilidade

Pedro Lopes destaca importância de jovens estarem qualificados e reconhecidos com uma carteira profissional - Asset Display Page

Pedro Lopes destaca importância de jovens estarem qualificados e reconhecidos com uma carteira profissional

Informações,Evento Publicado em: 18-02-2022 12:33

O Secretário de Estado da Economia Digital, Pedro Lopes, reforçou hoje a importância de os jovens estarem qualificados e reconhecidos com uma carteira profissional. O governante fez esta afirmação enquanto presidida, esta manhã, na cidade da Praia, à abertura de um Workshop sobre introdução do Módulo ITED (Infraestruturas de Telecomunicações em Edifícios) e, ITUR (Infraestruturas de Telecomunicações em Loteamentos, Urbanizações e Conjunto de Edifícios). 

O Workshop teve ainda o objetivo de promover o interesse e a criação de condições para fomentar a formação em todas as escolas profissionais do país.

“É o momento certo para formarmos jovens nesta área” enfatizou Pedro Lopes ao realçar a necessidade de formação de técnicos para efeitos de instalações de infraestruturas de telecomunicações a edifícios, loteamentos, urbanizações e conjuntos de edifícios, sejam eles projetistas ou instaladores. O Secretário de Estado mostrou-se satisfeito com os impactos desta dinâmica, nomeadamente “por abrir uma boa oportunidade de formação para os jovens cabo-verdianos”, em conjunto com a ARME e o Sistema Nacional de Qualificações.

Pedro Lopes enalteceu a abordagem integrada e holística na qual o projeto foi montado e reforçou que é desta forma que o país deve funcionar.

“Esta formação técnica é fundamental porque vai abrir uma boa vaga de oportunidades para que os jovens possam trabalhar nas suas localidades” enfatizou.

O governante sublinhou ainda a importância de os jovens estarem qualificados para prestar este serviço e possam ser reconhecidos com uma carteira profissional de modo a operarem nestas áreas de forma valorizada e que estejam alinhados com a ambição de construir um Cabo Verde cada vez mais digital.

O Secretário de Estado concluiu a sua comunicação, reconhecendo a necessidade constante de melhorias nas questões relativas ao acesso às tecnologias e da própria internet – como uma ferramenta de escala social.