Navegação de acessibilidade

Pedro Lopes convida start-ups de São Tomé a estabelecerem-se no Parque Tecnológico de Cabo Verde - Asset Display Page

Pedro Lopes convida start-ups de São Tomé a estabelecerem-se no Parque Tecnológico de Cabo Verde

Informações,Cooperação Publicado em: 30-03-2022 11:04

O Secretário de Estado da Economia Digital de Cabo Verde, Pedro Lopes, lançou esta terça-feira, 28, um convite às empresas de base tecnológica de São Tomé e Príncipe a estabelecerem-se em Cabo Verde, nomeadamente no Parque Tecnológico.

Pedro Lopes lançou o repto enquanto acompanhava o Primeiro-Ministro de São Tomé e Príncipe, Jorge Bom Jesus (de visita oficial a Cabo Verde) a uma visita ao Parque Tecnológico, na cidade da Praia.

O Governante enfatizou que o objetivo do Executivo Cabo-verdiano é atrair talento de países amigos e vizinhos de Cabo Verde de modo a estabelecerem-se no país, com o objetivo de fazerem negócios com o Continente Africano e em termos internacionais mais amplos.

Pedro Lopes aproveitou a oportunidade para fazer uma resenha do investimento do Estado de Cabo Verde no ecossistema da inovação, nos recursos humanos e nas infraestruturas e deu como exemplos do próprio Parque Tecnológico que tem um segundo polo em São Vicente, e do Cabo Ellalink que é um cabo submarino de fibra ótica de última geração, de baixa latência, com uma capacidade de 30TB.

Trata-se de um investimento na ordem dos 30 milhões de dólares e é uma aposta na maior resiliência e diversificação da infraestrutura, com potencial para um rápido crescimento da internet e dados 5G na região. 

A visita ao Parque Tecnológico aconteceu após a assinatura de um conjunto de acordos bilaterais entre Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, abrangendo o apoio às  comunidades residentes para o desenvolvimento solidário, incluindo o turismo, a agricultura e as conectividades.