Navegação de acessibilidade

Pedro Lopes acompanha Vice-Presidente do Banco Mundial numa visita ao Parque Tecnológico - Asset Display Page

Pedro Lopes acompanha Vice-Presidente do Banco Mundial numa visita ao Parque Tecnológico

Informações,Parceria Publicado em: 30-03-2022 15:46

O Secretário do Estado de Estado da Economia Digital, Pedro Lopes, acompanhou esta terça-feira, 29, o Vice-Presidente do Banco Mundial para a África Ocidental e Central, Ousmane Diagana, a uma visita ao Parque Tecnológico – polo da Praia e ao “Weblab”.

O Governante fez uma apresentação da visão do parque, nomeadamente no tocante ao posicionamento de Cabo Verde como um hub digital de referência nas regiões do Atlântico e da África Ocidental, acolhendo e apoiando diferentes empresas e entidades do setor digital num ambiente inovador.

As conversas giraram muito à volta da estratégia de investimento do Estado de Cabo Verde no ecossistema da inovação - tanto nos recursos humanos, na infraestrutura, como na criação de redes de influência.

Pedro Lopes apresentou os vários programas desenvolvidos e em desenvolvimento com o forte empenho do Estado de Cabo Verde no sentido de criar oportunidades e potenciar a troca de conhecimento entre os jovens nacionais e em experiências internacionais como o Web Summit; projetos como o Cabo Verde Digital e o impacto da Bolsa Cabo Verde Digital, as apostas no egov; a estratégia de captação do potencial da diáspora e das start up west Africanas, entre outros.

O Governante lançou um apelo ao suporte do Banco Mundial na estratégia de diversificação da economia cabo-verdiana, com um forte pendor para a Economia Digital e enfatizou que esse apoio do Banco Mundial deverá ir além do apoio financeiro, mas também na criação de outros ativos intangíveis como a rede de contatos.

De enfatizar que Cabo Verde mais que duplicou a carteira de financiamento com o Banco Mundial para os anos fiscais 2022 a 2025, em mais de 180 milhões de dólares americanos.