Navegação de acessibilidade

"País que quiser ser e manter-se competitivo e relevante tem de estar atento e ativo nas áreas de atividade com maior potencial” - Alcindo Mota - Asset Display Page

"País que quiser ser e manter-se competitivo e relevante tem de estar atento e ativo nas áreas de atividade com maior potencial” - Alcindo Mota

Informações,Conferência Publicado em: 30-09-2022 10:07

O Secretário do Estado das Finanças defendeu que, num mundo cada vez mais globalizado em que vivemos, “país que quiser ser e manter-se competitivo e relevante tem de estar atento e ativo nas áreas de atividade com maior potencial para criar valor e melhorar a qualidade de vida dos seus cidadãos”.

Dr. Alcindo Mota fez essa afirmação durante o seu discurso que marcou a abertura oficial do "Seminário Internacional sobre territórios inteligentes e tecnológicos para a melhoria da competitividade digital de empresas e empresários no Espaço MAC", que teve lugar nesta quarta-feira, na cidade da Praia.

Continuando, Dr. Alcindo Mota defendeu que esse princípio “aplica-se, naturalmente, à Economia Digital”, enquanto um ecossistema gigante de 2,5 triliões de euros – equivalente a 22,5 % da economia mundial.

"A competitividade digital representa hoje um fator de sobrevivência e desenvolvimento de qualquer país, sobretudo para um país como Cabo Verde, limitado em termos territoriais, populacionais e de recursos naturais". Com base nesse pressuposto, referiu que o País tem vindo a fazer uma forte aposta no desenvolvimento do sector das TIC, de forma sustentável, com o objetivo de potenciar o crescimento económico, expandir as oportunidades e melhorar a prestação de serviços de qualidade no setor.

Assim, avançou que importantes investimentos públicos têm vindo a ser realizados no setor, com destaque para a Estratégia Digital – investimento de 20 milhões de dólares, financiado pelo Banco Mundial – e o Parque Tecnológico – investimento de 35 milhões de euros, financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).

“Alguns frutos desta estratégia já estão a ser colhidos, quais sejam os indicadores nacionais em matéria de governação eletrónica – superando os de países comparáveis – com impacto positivo em termos de vários indicadores de desenvolvimento económico e social, conforme atestam os variados destaques de que o país tem sido alvo por parte de entidades e publicações internacionais relevantes”, concluiu o Secretário do Estado das Finanças.