Navegação de acessibilidade

Olavo Correia eleito Presidente do Conselho de Governadores do Banco de Investimento e Desenvolvimento da CEDEAO - Asset Display Page

Olavo Correia eleito Presidente do Conselho de Governadores do Banco de Investimento e Desenvolvimento da CEDEAO

Informações,Economia Publicado em: 16-04-2022 17:31

O Vice Primeiro-Ministro, Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, Olavo Correia, foi eleito para assumir a Presidência do Conselho de Governadores do Banco de Investimento e Desenvolvimento da CEDEAO (BIDC), instituição de Financiamento do Desenvolvimento líder na África Subsaariana Ocidental.

A votação, que foi unânime, aconteceu na última semana, durante a 20ª Assembleia Geral Ordinária do Banco BIDC, que, enquanto Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, participei a representar o país, sendo Cabo Verde um dos sócios desta instituição financeira que vem financiado importantes projetos, públicos e privados, no país.

De referir que, o Presidente do BIDC, Dr. George Agyekum Donkor, enalteceu a nomeação do Olavo Correia ao cargo que, a seu ver, testemunha sua atuação e influência do Governante Cabo-verdiano enquanto banqueiro e estadista experiente, conforme citou o site Africa.com.

Ainda escreveu a mesma fonte, o Presidente do BIDC enfatizou que as competências profissionais de Olavo Correia em Banca, Economia e Gestão de Negócios, bem como suas experiências multissetoriais em diversos setores públicos e privados “serão valiosas, pois o BIDC continua a emergir como a principal instituição de Financiamento do Desenvolvimento na África Subsaariana Ocidental”.  Deste modo, George Donkor comprometeu-se a trabalhar em estreita colaboração com o novo Presidente Olavo Correia para aumentar ainda mais a credibilidade e a imagem do BIDC.

De referir que, o BIDC é uma instituição financeira líder regional, de investimento e desenvolvimento, detido pelos quinze (15) Estados Membros da CEDEAO, nomeadamente, Benin, Burkina Faso, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo. Com sede em Lomé, na República Togolesa, o Banco está comprometido com o financiamento de projetos e programas de desenvolvimento que abrangem diversas iniciativas dos setores de infraestrutura e serviços básicos, desenvolvimento rural e meio ambiente, indústria e serviços sociais, por meio de suas janelas do setor público e privado. O BIDC intervém por meio de empréstimos de longo, médio e curto prazo, participações societárias, linhas de crédito, refinanciamento, operações de engenharia financeira e serviços relacionados.