Navegação de acessibilidade

Olavo Correia defende criação de “cultura de segurança” - Asset Display Page

Olavo Correia defende criação de “cultura de segurança”

Informações,Governo Publicado em: 09-06-2020 17:21

O Vice Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia, defendeu esta segunda-feira, 08 de junho, que “é efetivamente necessária a criação de uma cultura de segurança e que se estenda transversalmente. Para isso, serão, entre outros, necessários o reforço da coordenação e cooperação institucional e a montagem de sistemas de informação e de evidências céleres e capazes”.

O Governante fez estas declarações enquanto fazia a sua comunicação na reunião da Comissão Interministerial de Coordenação das Políticas em Matéria de Prevenção e Combate à Lavagem de Capitais, ao Financiamento do Terrorismo e ao Financiamento da Proliferação das Armas de Destruição em Massa.

Trata-se de uma comissão alargada, com entidades diversas e com responsabilidades várias, nomeadamente as representativas do Ministério das Finanças, do Ministério dos Negócios Estrangeiros, do Ministério da Administração Interna e do Ministério da Justiça.

“Em causa está a segurança e a manutenção/melhoria da reputação internacional de Cabo Verde. Ativos que são a cada dia que passa, mais cruciais para qualquer Estado. Daí que, além da montagem deste importante instrumento de salvaguarda do país, é vital o seu conhecimento por parte de todos os cabo-verdianos”, defendeu o também Ministro das Finanças. 

Neste encontro alargado foram abordadas várias questões que vão desde matérias nos quais o país está bem, até questões em que estamos menos bem. Isto, sob a premissa de que é sempre possível fazer-se mais e melhor em prol dos cabo-verdianos e de todos aqueles que procuram o nosso país.

Em jeito de conclusão do encontro, que durou pouco perto de duas horas, Olavo Correia enfatizou que a comissão tem na sua alçada fenómenos complexos para o presente e futuro do país, “pelo que todo o trabalho e esforço imprimido nesta batalha será necessário e muito bem-vindo”.

O encontro virtual que também contou com a participação da Ministra da Justiça, Janine Lélis, foi atendido por representantes de várias entidades com responsabilidades nestas matérias, entre outras: Direção Nacional de Receita do Estado; Conselho Superior da Magistratura Judicial; Procuradoria Geral da República; Registos, Notariado e Identificação Civil; Banco de Cabo Verde (BCV) nas áreas da Supervisão das Instituições Financeiras e da Unidade de Informação Financeira; Auditoria Geral de Mercado de Valores Mobiliários (AGVMVM); Inspeção Geral de Jogos; Ordem Profissionais dos Auditores e Contabilistas (OPACC); Plataforma das ONG; IGAE; Serviço de Informação da República; Direção Nacional da Polícia Judiciária; Polícia Nacional; ARME; Ordem dos Advogados.