Navegação de acessibilidade

Olavo Correia agradece suporte das Nações Unidas, PNUD e União Europeia no combate à Covid-19 - Asset Display Page

Olavo Correia agradece suporte das Nações Unidas, PNUD e União Europeia no combate à Covid-19

Informações,Parceria Publicado em: 06-10-2021 12:28

O Vice Primeiro-Ministro, Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial e Ministro da Economia Digital, Olavo Correia, participou, ao início desta semana, na Cerimónia de Encerramento do “Projeto de Apoio à Competitividade na África Ocidental -COVID-19 – Resposta à Crise da COVID-19 e Recuperação do Turismo em Cabo Verde”. Na sua intervenção, enalteceu e agradeceu o suporte das Nações Unidas, do PNUD e da União Europeia especialmente no tocante ao projeto.

O governante enfatizou que o evento assinalou uma das melhores praticas de sucesso da parceria entre o Governo de Cabo Verde, as Nações Unidas, o PNUD e a União Europeia.

Aproveitou o ato para agradecer, em nome do Governo e do Povo de Cabo Verde, e especialmente, em nome dos 24.559 trabalhadores do sector informal (com destaque para as mulheres chefes de famílias) e dos 4329 trabalhadores afiliados no REMPE que beneficiaram do rendimento solidário, graças ao referido projeto.

Igualmente agradeceu em nome dos 2500 profissionais e “stakeholders” do sector do turismo, ou seja, dos guias de turismo, dos taxistas e hiacistas, dos agentes de viagens, dos policias de fronteira, dos membros do “staff” dos aeroportos e dos guardas municipais que beneficiaram de formação ajustada aos desafios que vivemos em consequência desta pandemia.

Olavo Correia realçou na mesma linha que o Executivo reconhece o elevado desempenho de todas as entidades envolvidas na implementação de um projeto desta envergadura em apenas 18 meses e em contexto de pandemia.

Lembrou durante a sua comunicação que, como os restantes SIDS, Cabo Verde é uma das economias mais impactadas pela pandemia da COVID-19 nos domínios económico e social. Isto, tendo em conta que o turismo representava cerca de 25% do PIB de Cabo Verde logo antes da pandemia. O número de hóspedes reduziu-se em cerca de 75% em 2020, ano em que o país enfrentou uma recessão económica de 14,6% - consequentemente, uma quebra das receitas internas em cerca de 25,5% e em especial das receitas fiscais em cerca 23,5%. Perdeu-se cerca de 20.000 empregos e aumentou a pobreza.

O Vice Primeiro-Ministro concluiu a sua comunicação enfatizando que Cabo Verde continua a contar, como contou até agora, com o suporte de todos os seus parceiros de desenvolvimento nesta caminhada rumo ao desenvolvimento sustentável.