Navegação de acessibilidade

Abertura Oficial da Missão de Avaliação do Grupo de Apoio Orçamental (GAO) - Asset Display Page

Abertura Oficial da Missão de Avaliação do Grupo de Apoio Orçamental (GAO)

Informações,Economia Publicado em: 15-11-2022 16:01

𝐎 𝐆𝐫𝐮𝐩𝐨 𝐝𝐞 𝐀𝐩𝐨𝐢𝐨 𝐎𝐫ç𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐚𝐥 (𝐆𝐀𝐎) 𝐞𝐬𝐭á 𝐚 𝐜𝐮𝐦𝐩𝐫𝐢𝐫 𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐮𝐦𝐚 𝐦𝐢𝐬𝐬ã𝐨 𝐝𝐞 𝐚𝐯𝐚𝐥𝐢𝐚çã𝐨 𝐚 𝐂𝐚𝐛𝐨 𝐕𝐞𝐫𝐝𝐞, 𝐜𝐮𝐣𝐚 𝐚𝐛𝐞𝐫𝐭𝐮𝐫𝐚 𝐨𝐟𝐢𝐜𝐢𝐚𝐥 𝐚𝐜𝐨𝐧𝐭𝐞𝐜𝐞𝐮 𝐧𝐞𝐬𝐭𝐚 𝐬𝐞𝐠𝐮𝐧𝐝𝐚-𝐟𝐞𝐢𝐫𝐚.

Esta missão visa, dentre outros, a verificação dos principais avanços e progressos na implementação das políticas setoriais, nomeadamente, a redução da pobreza e proteção social, reformas da administração pública, E-governaça, emprego e empregabilidade, economia azul, energia e transição energética, segurança e justiça, e saúde.

Durante o ato de abertura oficial da Missão, o Vice Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças e Fomento Empresarial, Olavo Correia, garantiu que, não obstante o enfrentamento de situações complexas devido à pandemia e à guerra, "a economia cabo-verdiana está a reagir bem às crises e às tempestades perfeitas”.

Deste modo, referiu que, para o ano de 2022, a economia deverá crescer dois dígitos.

"Estimativas apontam para taxas de crescimento de dois dígitos este ano. A balança de pagamentos continua forte. O sistema financeiro está estável. O quadro fiscal está a melhorar com o saldo primário a portar-se bem e o saldo global e a dívida pública em percentagem do PIB a diminuir-se", avançou alguns dados.

Por outro lado, aponta que os riscos externos continuam elevados. Referiu ainda que, no plano interno, o país enfrenta riscos fiscais “a gerir”, nomeadamente “ao nível de alguns serviços públicos e de algumas empresas públicas, como a TACV e a Electra”.

Ainda, referiu que é preciso continuar a garantir a estabilidade macroeconômica e macro fiscal, deste modo, “todas as medidas adicionais serão tomadas, seja na lei que aprova o Orçamento de Estado para 2023, seja na lei de execução orçamental. Tomaremos medidas adicionas, nomeadamente, para conter as despesas com o parque de viaturas do Estado e com deslocações e estadas, ao nível de todas as estruturas do Estado”.

Por seu turno, a Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Carla Grijó, na qualidade de líder desta missão, fez atenção às medidas tomadas para combater o impacto contínuo dos choques externos nas finanças públicas e no bem-estar da população, felicitando o Governo e o Banco Central de Cabo Verde pela transparência e acessibilidade atempada aos dados globais.

De referir que esta é a segunda missão do GAO do ano 2022, termina na próxima sexta-feira,18 de novembro, e vai incidir sobre dados da evolução da conjuntura macroeconómica e fiscal, incluindo os impactos orçamentais da mitigação da crise.