Navegação de acessibilidade

O Diretor Executivo do Banco Mundial, Sr. Alphonse Kouagou concluiu ontem a sua missão em Cabo Verde. - Asset Display Page

O Diretor Executivo do Banco Mundial, Sr. Alphonse Kouagou concluiu ontem a sua missão em Cabo Verde.

Informações,Cooperação Publicado em: 31-03-2022 18:49

Para fechar com chave de ouro, visitou alguns municípios na ilha de Santiago, para conhecer as obras financiadas pelo Banco Mundial.

Recebido pelo Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Carlos Silva, o Sr. Alphonse esteve na localidade de Nhu Santiago Maior para ver in loco a requalificação urbana e o potencial do turismo cultural.

Igualmente, visitou a estrada de Ribeira dos Picos, mais uma obra financiada pelo Banco Mundial que está na fase final. De realçar que esta estrada faz a ligação entre Santa Cruz e Santa Catarina, através da Achada Lage, Saltos Acima e Pingo Chuva.

De frisar que a construção desta estrada é de extrema importância para esta localidade, tendo em conta que vai facilitar a deslocação das crianças à escola, dos agricultores, contribuindo no acesso das pessoas e o escoamento dos produtos, aumentado o rendimento, com uma perspetiva para empregar 6 mil pessoas.

De seguida teve a oportunidade de conhecer a orla marítima de Calheta de São Miguel, com a qual ficou muito contente, salientando a força de vontade do Presidente da Câmara Municipal de Calheta São Miguel, Herménio Fernandes, que por sua vez frisou sobre o impacto deste projeto, principalmente no turismo, contribuindo na economia e valorizando o potencial endógenos do município.

Uma obra realizada através do PRRA, que na ótica do Herménio Fernandes é um dos maiores projetos criados para combater a pobreza, tendo este um impacto grande. “Particularmente em Calheta de São Miguel esses grandes investimentos do PRRA mudaram a vida das pessoas, mas ainda há muito que fazer”, sublinhou.

Por fim a comitiva fez o trajeto Calheta de São Miguel-Tarrafal através da estrada que se pretende trabalhar, que é a asfaltagem de Calheta até Tarrafal, uma das prioridades do Governo, para fechar o anel de asfalto entre Praia, Assomada, Santa Cruz, Calheta e Tarrafal.

Durante a visita o Diretor Executivo do Banco Mundial esteve acompanhado pela Representante Residente do Banco Mundial para Cabo Verde, Eneida Fernandes, Secretário de Estado para Economia Agrário, Miguel da Moura, Diretor Nacional do Planeamento, Gilson Pina e o Coordenador da Unidade de Gestão de Projetos Especiais Nuno Gomes.