Navegação de acessibilidade

Setor do turismo volta a apresentar um ritmo de crescimento depois de uma longa paragem causada pela pandemia da covid-19 - Asset Display Page

Setor do turismo volta a apresentar um ritmo de crescimento depois de uma longa paragem causada pela pandemia da covid-19

Informações,Economia Publicado em: 03-06-2022 17:33

O turismo, como um dos setores com maior dinâmica no crescimento económico e social em Cabo Verde, teve no primeiro trimestre de 2022 um crescimento considerável face ao período homólogo, tendo a hotelaria registado mais de 141 mil hóspedes, correspondendo a um aumento de 1 071,0%, e no que tange às dormidas, atingiu-se 844 440, correspondendo a um aumento de 2908,2%, no mesmo período.

Essa movimentação de hóspedes traz uma dinâmica que reforça a retoma de crescimento no primeiro trimestre de 2022, corroborando as expetativas do Ministério das Finanças para o crescimento económico no mesmo período.

De salientar ainda que dos 141 mil turistas, 32,7% vieram do Reino Unido, tornando como habitualmente líder na demanda por turismo em Cabo Verde. Os turistas da Alemanha foram os que permaneceram mais tempo em Cabo Verde, com uma estadia média de 7 noites, e a ilha do Sal foi a ilha mais procurada pelos turistas, representando cerca de 47,9% das entradas nos estabelecimentos hoteleiros.

Ao longo do primeiro trimestre, o número dos voos internacionais, maioritariamente com destino às ilhas do Sal e Boa Vista, aumentou para 713,8%, face ao mesmo período do ano 2021, devido a alta taxa de vacinação dos cabo-verdianos e da redução das restrições nos países emissores.

É importante realçar qualquer crescimento na economia nacional, tendo em conta o contexto que vivemos causada pela pandemia da Covid-19 e agora com a guerra na Ucrânia.