Navegação de acessibilidade

Missão técnica do BIDC para instalação do Centro de Recuperação de dados remotos do Banco em Cabo Verde - Asset Display Page

Missão técnica do BIDC para instalação do Centro de Recuperação de dados remotos do Banco em Cabo Verde

Informações,Cooperação Publicado em: 31-10-2023 16:07

Uma delegação do Banco de Investimento e Desenvolvimento da CEDEAO – (BIDC), cumpriu uma importante missão técnica a Cabo Verde, 23a 26 de outubro, tendo na agenda a instalação do Centro de Recuperação de dados remotos do Banco, em Cabo Verde.

Esta missão acontece no âmbito do contrato celebrado entre o BIDC e o NOSi -Núcleo Operacional da Sociedade de Informação, em abril deste ano, para a domiciliação do referido centro de recuperação de dados remoto do Banco.

A delegação, que chefiada pelo Secretário Geral do BIDC, Moctar Coulibaly, integrou o Chefe da Divisão de Organização e Métodos, Lepold Assih, e o Engenheiro de TI, Adama Traoré, realizou encontros com a equipa do NOSi para finalizar os aspetos técnicos da domiciliação do centro de recuperação, antes da efetiva transferência dos equipamentos para o NOSi, que está agendada para o próximo mês de novembro.

No última sexta-feira, 24, a delegação foi recebida pelo Vice Primeiro-ministro, Olavo Correia, em visita de cortesia e apresentação dos objetivos da missão.

No final do encontro, o Governante realçou que, “esta missão vem reconhecer a confiança nas competências e capacidades tecnológicas do NOSi”, por outro lado, considerou que a missão “vem demonstrar que Cabo Verde está em condições para ser um grande centro de prestação deste tipo de serviços como um espaço de segurança tecnológica para a região e todo continente africano. Isto tudo, pela estabilidade social e política, segurança do país, pelos investimentos que temos feito ao nível do digital, mas também pelas competências em termos dos nossos recursos humanos”.  

Por último, reforçou que, a decisão do BIDC em domiciliar o referido centro de recuperação de dados remoto no País, no fundo, é um claro reconhecimento da competência técnica dos jovens cabo-verdianos. “Premeia os jovens cabo-verdianos, as capacidades cabo-verdianas e valoriza o investimento que temos feito nas infraestruturas e nas pessoas para sermos efetivamente um centro internacional de prestação de serviços na área tecnológica”, sublinhou.