Navegação de acessibilidade

Missão do FMI sobre Desenvolvimento Macroeconômico, Desempenho Fiscal e Orçamento do Estado 2023 - Asset Display Page

Missão do FMI sobre Desenvolvimento Macroeconômico, Desempenho Fiscal e Orçamento do Estado 2023

Informações,Reforma Publicado em: 27-09-2022 15:59

O Fundo Monetário Internacional (FMI) iniciou, nesta segunda-feira, 27, uma missão técnica, virtual, a Cabo Verde com o objetivo de se inteirar do quadro atual de Desenvolvimento Macroeconômico, do Desempenho Fiscal e as perspetivas e reformas neste domínio.

Por outro lado, a missão pretende abordar a proposta do Orçamento do Estado para 2023 e ver o seu alinhamento com o novo Programa de Reformas Económicas e Estruturais no quadro da Facilidade de Crédito Alargado (ECF, sigla em língua inglesa), estabelecido entre Cabo Verde e o Fundo.

De referir que a missão, que é liderada pelo novo Chefe de Missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) para Cabo Verde, o Economista Sénior Justin Tyson, esteve ontem reunido com o Vice Primeiro-Ministro, Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, Dr. Olavo Correia, para apresentação dos objetivos da mesma.

No encontro, o Governante realçou a importância da missão, considerando que vai permitir analisar com as nossas equipes técnicas, o quadro macroeconómico, orçamental e financeiro de Cabo Verde. Igualmente, olhar para as propostas que constam do Orçamento do Estado, deste modo, garantir o seu alinhamento com o Programa ECF.

“Estou convicto que, com o seu engajamento e larga experiência, vamos dar continuidade ao trabalho que temos feito com o FMI, especialmente na gestão do novo Programa de Reformas Económicas e Estruturais no quadro da Facilidade de Crédito Alargado (ECF, sigla em língua inglesa), um Programa importante que visa atendermos aos desafios do contexto”, salientou o Vice Primeiro-Ministro Olavo Correia.