Navegação de acessibilidade

Missão do Banco Mundial sobre Dívida Pública, Governação e o Sector Privado - Asset Display Page

Missão do Banco Mundial sobre Dívida Pública, Governação e o Sector Privado

Informações,Parceria Publicado em: 27-09-2022 15:52

O Banco Mundial está a cumprir, de 26 a 30 de setembro, uma importante missão técnica a Cabo Verde tendo como temas centrais a Dívida Pública, a Governação e o Sector Privado.

Esta missão, que é chefiada pelo Diretor Regional para o Crescimento Equitativo, Finanças e Instituições na região de África Ocidental e Central, Sr. Abebe Adugna, tem como objetivos principais abordar com diferentes stakeholders nacionais as principais vulnerabilidades fiscais e da dívida pública em Cabo Verde; fazer um balanço dos recentes desenvolvimentos macroeconómicos e as perspetivas; inteirar-se da preparação do Segundo DPF de Recuperação Resiliente e Equitativa, com o Cat DDO (P176148); e estabelecer contactos com o setor privado cabo-verdiano.

O Vice Primeiro-Ministro, Ministro das Finanças e Fomento Empresarial, Dr. Olavo Correia, recebeu em audiência a delegação do Banco Mundial, na manhã desta segunda-feira, tendo realçado de que se trata de “uma missão tem elevada importância, considerando que vai nos permitir analisar com as nossas equipes técnicas temáticas que são importantes para o nosso país, particularmente a questão da boa gestão da Dívida Pública, que tem sido um desafio crescente para a economia de Cabo Verde”.

Ainda, o Governante apresentou à equipa do BM o framework do Governo de Cabo Verde visando a gestão da Dívida Pública, e que, conforme explicou, está assente em quatro pilares fundamentais: a aceleração da dinâmica de crescimento da economia nacional; aceleração na implementação da agenda de reforma em relação ao setor empresarial do estado; racionalização das despesas públicas; e aumento da capacidade de mobilização dos recursos endógenos.

Acima disto tudo, Dr. Olavo Correia referiu ser de extrema importância o país dotar-se de um bom quadro legal para a gestão da Dívida Pública, para que todo o endividamento seja realizado em prol do desenvolvimento da economia, consequentemente do país.

E neste pediu a colaboração do Banco Mundial. “ Neste processo queremos poder contar com todo suporte do Banco Mundial, um parceiro importante para Cabo Verde”, finalizou.