Navegação de acessibilidade

Missão de avaliação do Grupo de Apoio Orçamental (GAO) - Asset Display Page

Missão de avaliação do Grupo de Apoio Orçamental (GAO)

Informações,Economia Publicado em: 13-11-2022 12:56

O GAO vai iniciar, a partir desta segunda-feira, 14 de novembro, uma missão de seguimento a Cabo Verde - sendo a última do corrente ano económico.

Durante a missão, que termina dia 18, o Governo e os parceiros do GAO vão discutir tópicos relacionados com a estabilidade macroeconómica, a situação fiscal, a gestão das finanças públicas, o emprego e a empregabilidade, a redução da pobreza, a proteção social, a transição energética, a segurança, a saúde, as reformas da administração pública e a economia azul. Especial atenção também será dada ao impacto socioeconómico e fiscal da guerra na Ucrânia.

De referir que o GAO tem tido um papel importante no processo de desenvolvimento de Cabo Verde sendo que, fornece apoio financeiro e assistência técnica ao orçamento nacional através de doações e empréstimos em apoio às prioridades do Governo para o desenvolvimento nacional.

De recordar que este ano o Grupo de Apoio Orçamental tem sido liderado pela União Europeia e fazem parte ainda do Grupo: Luxemburgo, Portugal, Espanha (que está da volta ao GAO), Banco Mundial e o Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento.

Auguramos que a missão decorra de forma positiva, e que possa fortalecer o quadro de diálogo construtivo e proveitoso com os importantes parceiros do Grupo para Cabo Verde.