Missão de Apoio à Implementação e Financiamento Adicional do Projeto Cabo Verde Digital - Asset Display Page
Informações,Economia Publicado em: 01-02-2025 18:07
De 21 a 31 de janeiro, decorreu uma missão técnica do Banco Mundial de apoio à implementação e financiamento adicional do Projeto Cabo Verde Digital (Crédito IDA Nº 6792-CV.
O encerramento desta missão ocorreu na tarde desta sexta-feira e foi copresidido pelo Vice-primeiro Ministro, Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, Olavo Correia, e pelo Secretário de estado da Economia Digital, Pedro Lopes, com as equipes tanto da parte do Banco Mundial, como do Ecossistema Cabo-verdiano.
Liderada por especialistas do Banco Mundial nas áreas de desenvolvimento digital, a missão tem como principais objetivos:
Revisar o progresso da implementação do Projeto em relação ao cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento do Projeto (PDO) desde sua efetividade;
Apoiar a implementação do projeto, com foco especial na resolução de dificuldade de implementação e atrasos em atividades-chave, agilizando a assinatura do contrato e os desembolsos; e
Iniciar a preparação de documentos e requisitos de financiamento adicional e extensão do projeto, de acordo com as diretrizes de Financiamento Adicional do IPF do Banco Mundial.
No final da missão, foi partilhado um Aide-Mémoire, detalhando os principais resultados das discussões, os avanços alcançados e os próximos passos definidos para a implementação bem-sucedida do projeto.
O projeto Digital Cabo Verde conta com o financiamento do Banco Mundial e tem como objetivos gerais, acelerar a dinâmica de Transformação Digital de Cabo Verde e reforçar as bases da Competitividade Digital, com intuito de, entre outros, melhorar a prestação dos serviços públicos, tendo em mente, nomeadamente a aceleração da digitalização da Máquina Pública.
Entre outros, o Governo tem por meta alcançar a cifra dos 60% dos Serviços do Estado prestados completamente online até 2026, e, aumentar a fasquia para os 80%, até 2030.
Fortalecer as bases da Competitividade Digital de Cabo Verde e melhorar a oferta dos serviços públicos digitais é uma grande ambição deste Governo.
Trata-se de um importante investimento, no qual o Executivo está igualmente a apostar na melhoria das condições para que as micro e pequenas empresas dos jovens cabo-verdianos a operar tanto em Cabo Verde, como na diáspora tirem o melhor proveito possível deste mercado e se posicionem para o mercado sub-regional.