Navegação de acessibilidade

Ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades de São Tomé e Príncipe visita Data Center do Nosi - Asset Display Page

Ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades de São Tomé e Príncipe visita Data Center do Nosi

Informações,Governo Publicado em: 13-08-2021 10:38

A Governante Santomense, Edite Ramos da Costa Ten Jua, foi recebida pelo Secretário de Estado da Economia Digital, Pedro Lopes, acompanhado do Conselho de Administração do Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (Nosi), na visita que efetuou, nesta terça-feira, às instalações do Data Center da Instituição.

Na ocasião, Pedro Lopes realçou que, no quadro da agenda digital do país, o Governo almeja construir um futuro com base na estratégia de diversificação da economia e um crescimento através das novas tecnologias, transformando-as em ferramentas que sirvam os diferentes setores do Estado cabo-verdiano. Dada a essa estratégia do nosso Arquipélago, o Governante avançou que Cabo Verde quer reforçar os laços de cooperação com o país amigo, e vai mais longe dizendo que o objetivo é “crescer conjuntamente com São Tome e Príncipe, formando jovens, partilhando experiências e desenvolvendo negócios”, sublinhou.

Importa frisar que as relações de parceria entre Cabo Verde e São Tomé e Príncipe no domínio digital vem sendo mantido desde 2015, através do NOSi, em que Cabo Verde participou no processo de criação do Sistema de Informação do Instituto Nacional de Segurança Social de São Tomé e Príncipe, bem como na instalação e configuração de toda uma plataforma de comunicação, de infraestruturas e equipamentos, e na conectividade entre as diversas instituições envolvidas no processo de segurança social. Tendo participado igualmente na instalação e configuração do Data Center do Instituto de Inovação e Conhecimento (INIC).

Salientando que, recentemente, o NOSi recebeu o Presidente do Governo da Região Autónoma do Príncipe, Filipe de Nascimento, e comitiva, no âmbito da missão oficial de Serviço que efetuou a Cabo Verde, quem também mostrou total disponibilidade para cooperar e estabelecer parcerias profícuas nos domínios da Governação digital.

De realçar que a Ministra se encontra de visita Oficial a Cabo Verde, desde do dia 9 de agosto de 2021.