Navegação de acessibilidade

Melhorias significativas nos indicadores de rentabilidade e no nível de risco das Empresas do SEE - Asset Display Page

Melhorias significativas nos indicadores de rentabilidade e no nível de risco das Empresas do SEE

Informações,Economia Publicado em: 06-03-2023 15:29

O desempenho financeiro das Empresas do Setor Empresarial do Estado (SEE) impactou positivamente o nível do risco macro fiscal do país, conforme dados divulgados pela UASE no Relatório Trimestral de Desempenho do SEE relativo ao 2º trimestre de 2022.

Inclusive, de se notar que essa performance das empresas do SEE, de acordo com o SOE Health Check Tool do FMI, evidenciou que as mesmas apresentaram dinâmica favorável, tendo uma das empresas saído de high risk para moderate risk, outra de very high para moderate risk, e uma de very high risk para high risk, enquanto que, as restantes mantiveram as suas classificações.

De acordo com o mesmo Relatório, a dinâmica favorável tem por base a retoma das atividades operacionais das Empresas, bem assim, as políticas implementadas pelo Governo de Cabo Verde, através de capitalização e avales para obtenção de empréstimos.

A concessão de garantias às empresas do SEE constitui um poderoso instrumento que visa, sobretudo, o fomento aos setores catalíticos para o crescimento e desenvolvimento económico, e impulsionar a dinâmica económica do país.

De referir que, por forma a garantir total segurança aos interesses do Estado no processo de concessão de avales e garantias, encontra-se em curso a materialização do Fundo de Garantias que, através do cumprimento de um conjunto de critérios, irá incidir diretamente na mitigação do risco associado à atividade de crédito.

Adicionalmente, a UASE tem em curso a implementação da plataforma de acompanhamento e monitorização do SEE que permitirá conhecer e fazer a projeção, a todo momento, do risco de cada empresa e tomar medidas para a sua mitigação.

Para mais informações, aceda ao Relatório de Desempenho do SEE de Cabo Verde referente ao 2º trimestre de 2022: https://www.mf.gov.cv/web/mf/-/empresas-do-setor-empresarial-do-estado-see-com-tend%C3%AAncia-cont%C3%ADnua-de-recupera%C3%A7%C3%A3o-da-atividade-econ%C3%B3mica?fbclid=IwAR2RyXXX3zrqgjkkuEtelXeEptQP61kS8GInN1bKoCxl_nATSxrQyqMeFcw