Navegação de acessibilidade

Jornalistas capazes traduzem-se em instituições mais fortes” – Lidiane Nascimento - Asset Display Page

Jornalistas capazes traduzem-se em instituições mais fortes” – Lidiane Nascimento

Informações,Parceria Publicado em: 21-04-2022 17:23

A Diretora Nacional do Orçamento e da Contabilidade Pública, Lidiane Nascimento, foi uma das oradoras da formação sobre “Orçamento do Estado e Fiscalidade” para jornalistas, promovida pelo Ministério das Finanças e do Fomento Empresarial em parceria com a Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC). Em balanço da formação que decorreu durante os dias 19 e 20 de abril, Lidiane Nascimento defendeu a importância da formação da classe jornalística, até porque, “jornalistas capazes traduzem-se em instituições mais fortes”.

A Diretora Nacional do Orçamento e da Contabilidade Pública, enfatizou que o objetivo da parte que ministrou da formação foi essencialmente alinhar os conceitos e, sobretudo, realçar a importância que o Orçamento do Estado tem como instrumento de implementação de políticas, de desenvolvimento e, consequentemente, de bem-estar social.

Aproveitou para destacar o papel dos jornalistas no suporte à supervisão social do Orçamento e das Contas Públicas, em nome do cidadão. Destacou a importância de capacitar a classe, o que irá desembocar numa maior qualidade das respostas institucionais e dos instrumentos a apresentar.

A Diretora Nacional de Receitas do Estado, Liza Vaz, também foi oradora neste ato formativo. Entendeu se tratar de uma “iniciativa inédita e muito bem conseguida, porque permitiu desmistificar alguns temas fiscais que são muitas vezes complexos”. Enalteceu ainda o facto de o encontro ter permitido uma maior aproximação entre os jornalistas e a administração e fomentar o apetite para a pesquisa e busca de temas que poderão ser objeto de análise.

Liza Vaz aproveitou o momento igualmente para fazer um apelo para o suporte na criação de uma cultura de cidadania fiscal e fomentar o cumprimento das obrigações fiscais de forma voluntária e mais consciente.

A Diretora Nacional de Receitas do Estado fez uma apresentação baseada na fiscalidade no Orçamento de Estado. Entretanto, fez um panorama geral sobre o sistema fiscal cabo-verdiano, fez uma visita pelos principais impostos, taxas, abordou a Constituição da República e o seu impacto na matéria fiscal, os benefícios fiscais, bem como, as garantias fiscais.

Por seu turno, o presidente Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC), Geremias Furtado, destacou a importância da melhor capacitação do jornalista, tendo em conta a pertinência de serem um cada vez melhor interlocutor.

Enfatizou a importância de haver jornalistas especializados e capacitados nas mais diversas áreas, de modo a serem capazes de levar a mensagem de forma mais percetível possível. Lamentou, entretanto, a resistência dos órgãos em disponibilizar jornalistas para participar nas ações de formação, o que no seu entender penaliza o jornalismo cabo-verdiano.