Navegação de acessibilidade

Inflação média anual registrou seu maior aumento do últimos 13 anos - Asset Display Page

Inflação média anual registrou seu maior aumento do últimos 13 anos

Informações,Economia Publicado em: 20-07-2022 16:57

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), no mês junho de 2022 a inflação média anual do Índice de Preços no Consumidor (IPC) situou-se nos 5,5%, valor superior em 5,3 pontos percentuais face ao período homólogo do ano anterior (sendo este o valor mais alto desde junho de 2009).

Essa performance reflete essencialmente o aumento do preço das commodities energéticos, dos bens alimentares no mercado internacional, bem como da interrupção na cadeia de suprimentos.

Importa frisar que as classes de bens que mais contribuíram para esse aumento foram os Produtos alimentares, bebidas não alcoólicas (3,7 pontos percentuais), transportes (1,1 ponto percentual) e os vestuário e calçado (0,4 ponto percentual).

Realçar que no mês de junho de 2022, registou-se variação mensal positiva em todos os centros, a saber, Santo Antão (1,5%), São Vicente (1,2%) e Santiago (0,4%), por serem as ilhas consideradas principais mercados a nível nacional.

Por sua vez, a inflação subjacente (índice total excluindo energia e alimentares não transformados) registou uma variação homóloga de 6,3%.