Navegação de acessibilidade

Início dos trabalhos da Missão dos Administradores do BAD a Cabo Verde - Asset Display Page

Início dos trabalhos da Missão dos Administradores do BAD a Cabo Verde

Informações,Economia Publicado em: 13-03-2023 18:04

A agenda de trabalhos iniciou esta manhã com a Sra. Secretária de Estado das Finanças, Adalgisa Vaz, e com o Sr. Secretário de Estado da Economia Digital, Pedro Lopes. Os dois governantes tiveram a oportunidade de expor a realidade de Cabo Verde nas suas áreas de intervenção (Fomento Empresarial e Economia Digital) apresentado os ganhos e, principalmente, os desafios, para os quais o país necessita do suporte do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) para fazer face.

De enfatizar que são ao todo - 7 Administradores do BAD - representando cerca de 25 países.

Trata-se de uma missão que se enquadra nas visitas anuais dos Administradores do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) aos Países Africanos. A última missão do BAD a Cabo Verde com esta envergadura, data de 2004, ou seja, há quase 20 anos.

Um dos pontos crucias desta missão é a possibilidade de abertura de um escritório do BAD em Cabo Verde. E já há um Acordo de Princípio para este importante passo.

Ainda sobre a mesa no âmbito desta visita, está a possibilidade da seleção de Cabo Verde como País Piloto para fazer parte da implementação da iniciativa Banco do Investimento e Empreendedorismo Jovens do BAD. Efetivamente, trata-se de uma missão de capital importância para Cabo Verde. Mais, ainda numa altura, em que o país está a ultimar o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS).

O BAD é realmente um parceiro de primeira linha de Cabo Verde. Nos últimos 46 anos, financiou cerca de 610 milhões de euros a Cabo Verde. Há, atualmente, quatro projetos em execução, num pacote que representa cerca de 70 milhões de euros.

Durante esta missão, a delegação reunir-se-á com as Autoridades Nacionais, os Parceiros de Desenvolvimento, a Sociedade Civil, o Setor Privado. Aproveitam ainda para visitar os projetos financiados pela instituição. Está ainda na agenda desta missão, uma deslocação à ilha do Fogo. A visita que se estende até a próxima sexta-feira, 17.