Navegação de acessibilidade

IFC nomeia Diretor Sénior residente para Cabo Verde - Asset Display Page

IFC nomeia Diretor Sénior residente para Cabo Verde

Informações,Economia Publicado em: 27-03-2023 16:34

O Economista Karamba Badio foi nomeado como o novo Diretor Sénior da Sociedade Financeira Internacional (IFC, sigla inglesa) para Cabo Verde.

A IFC, enquanto maior instituição de desenvolvimento global com foco principalmente no setor privado e membro do Grupo do Banco Mundial, tem sido um importante parceiro para Cabo Verde no seu processo de desenvolvimento, com foco no suporte ao setor privado.

Com a sua nomeação, o Economista passa a ser o representante residente da IFC, facto que, no entender o Vice Primeiro-Ministro e Tutela das Finanças de Cabo Verde, Olavo Correia, “vem demonstrar, uma vez mais, a confiança e o interesse do Banco Mundial para com o nosso País e para com o Governo”.

Como parte da sua responsabilidade, o Diretor Sénior da IFC para Cabo Verde terá como missão liderar a estratégia e as operações da instituição para estimular o desenvolvimento do setor privado em setores-chave para o crescimento do Arquipélago, incluindo turismo, energia, saúde, digital e economia azul.

A IFC, nos últimos tempos, tem tido uma nova dinâmica de atuação em Cabo Verde, deste modo, Olavo Correia realça que, com a vinda do representante residente, e “seria importante se pudéssemos aumentar o caudal, lembrando que é crucial termos em Cabo Verde um setor privado mais forte, mais vibrante em áreas estratégicas, para construirmos uma economia mais diversificada e mais resiliente”.

Por outro lado, “queremos poder contar com o apoio do Diretor Sénior da IFC na nossa agenda de privatizações. Temos também a parte da assistência técnica na gestão dos processos de privatização, e a IFC tem uma experiência vasta nessa matéria e, por isso queremos ver como é que podemos trabalhar conjuntamente”, avançou o Governante.

Assim, Olavo Correia diz estar confiante em como, com a sua larga experiência, o Economista Karamba Badio ajudará Cabo Verde a aproveitar seu imenso potencial de crescimento e abrir novas oportunidades”.