Navegação de acessibilidade

Grupo de Apoio Orçamental realiza primeira missão de avaliação do ano corrente - Asset Display Page

Grupo de Apoio Orçamental realiza primeira missão de avaliação do ano corrente

Informações,Economia Publicado em: 09-06-2022 21:05

O Grupo de Apoio Orçamental (GAO) iniciou hoje, 9 de junho, mais uma missão de avaliação ao país, que decorre até o dia 15, sendo a primeira deste ano.

Esta missão tem como principal objetivo avaliar a conjuntura macroeconómica fiscal e sanitária, analisar os impactos socioeconómicos e orçamentais da crise energética e alimentar, provocadas pela Guerra da Ucrânia, as respostas face a COVID 19 e as medidas de mitigação de riscos adotadas pelo Governo de Cabo Verde

Serão também analisados os avanços na implementação das políticas dos sectores que contribuem para a redução da pobreza, segurança, crescimento económico, transição energética e crescimento verde, nomeadamente, Proteção Social, Economia Azul, Saúde, Emprego e Empregabilidade, Defesa, Justiça, Administração Interna e Energia. 

Este ano o Grupo de Apoio Orçamental será liderado pela União Europeia e constituído pelos seguintes parceiros: Luxemburgo, Portugal, Espanha (que, após 10 anos, regressa ao GAO), Banco Mundial e o Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento.

“Uma reunião que neste momento tem uma importância acrescida para Cabo Verde  e para os nossos parceiros. Temos de aproveitar esta oportunidade para assumir essa responsabilidade para que possamos, em conjunto, encontrar as melhores soluções para o futuro de Cabo Verde”, referiu o Vice Primeiro-Ministro, Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, Dr. Olavo Correia, durante o ato de abertura da missão que aconteceu esta manhã.

O governante reforçou o pedido de suporte dos parceiros a Cabo Verde para ultrapassar esse contexto desafiante. "Estamos a viver hoje um respaldo da tripla crise. Cabo Verde precisa urgentemente de todo o suporte dos nossos parceiros paragarantir a retoma da economia e suportar a famílias, assim como promover a dinâmica do tecido empresarial nacional rumo a um desenvolvimento sustentável", referiu.