Navegação de acessibilidade

Governo reúne-se com equipa de investimentos - Asset Display Page

Governo reúne-se com equipa de investimentos

Informações,Investimento Publicado em: 30-01-2020 17:46

Acompanhado do Sr. Ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, e dos Secretários de Estado para as Finanças, Gilberto Barros, e da Modernização Administrativa, Edna Oliveira, o Vice Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia, teve ontem, 29 de janeiro, um encontro com a equipa de investimentos, com vista a acelerar os processos rumo a uma maior dinamização da economia de Cabo Verde.

Nessa reunião, participaram representantes de algumas instituições-chave e que têm um papel crucial nesta tarefa de impulsionar o crescimento e o desenvolvimento económico do nosso país.

Deste encontro saiu um importante leque de orientações/constatações:

Reforçou-se a visão em como o investimento, particularmente do privado, é o presente e o futuro do desenvolvimento de Cabo Verde.

Ficou igualmente reforçado a premissa em como o Estado, e os seus agentes, devem ser os facilitadores da promoção dos investimentos e da criação de oportunidades de ambiente de negócios; na mesma linha, definiu-se que a Administração Pública tem que estar ao serviço do desenvolvimento, da promoção de investimento e da criação de empregos, nomeadamente os Registos e Notariado.

As lideranças e as equipas devem fazer acontecer, fazer mais e melhor, no sentido da promoção e incentivos de, mais e melhor, investimentos e empregos de qualidade no país, foi uma outra orientação que saiu reforçada deste encontro.

Definiu-se na mesma linha que a diplomacia económica deve estar ao serviço do desenvolvimento, da promoção da exportação e da captação de investimento – as Embaixadas e os Embaixadores devem ser as portas avançadas da representação, da promoção, de contactos e da mobilização de investimentos.

Outro importante compromisso que saiu deste encontro foi que tudo aquilo que se prometeu, e se fixar como compromisso, ao nível de metas da Agenda de Investimento e Desenvolvimento, deve chegar ao conhecimento do cidadão tem que saber e conhecer os entregáveis (resultados), de forma transparente, e por forma a se garantir o escrutínio público e a prestação de contas da implementação das medidas pelas populações.

O Programa de promoção empresarial e os programas de financiamento devem considerar os objetivos concretos, específicos, quantitativos, com as metas estabelecidas, por zonas geográficas, direcionadas para as ilhas (nomeadamente Brava e São Nicolau), com os prazos e as responsabilidades de implementação.

Igualmente ficou acordado que se deve estar atento a todas oportunidades de mobilização e capitalização dos fundos de financiamento (PRÓ-CAPITAL), quer ao nível nacional como internacional, numa perspetiva de maximização e racionalização dos recursos e da dinamização do ecossistema de acesso ao financiamento no país.

Outro grande compromisso que saiu deste importante evento foi que os programas de promoção de emprego, de formação profissional e de promoção empresarial devem estar interligados, num pacote, coerente, lógico, previsível, ao nível de implementação e financiamentos, considerando as necessidades dos sectores chaves, turismo, agronegócio, pescas, tecnologias, industria criativa, e alinhados com as novas tendências mundiais e as necessidades de mercado.

Ainda durante o encontro, ficaram afixadas algumas conclusões/compromissos:

O Volume de investimento no quadro do Fórum de Investimento acordado para o ano 2020 é igual a do ano 2019 (1500 milhões de euros) e a realização de investimento é de 30% do volume acordado.

Assumiu-se que se vai fechar, nos próximos trimestres, o upgrade de Balção Único de Investimento (BUI), portal único de tramitação digital de todos os processos de investimento, auditável, transparente, rápido e efetivo para os projetos de pequena, média e grande dimensão.

Vai-se desenvolver o portal único de informação da promoção de emprego, empreendedorismo, formação profissional, programas de estágios com uma abordagem sectorial e a incidência regional das ilhas (DGEFPEP, IEFP, PROEMPRESA, CERMI, Escola Hotelaria e Turismo e demais sectores relevantes).

O portal dos projetos de investimento do Fórum de Cabo Verde investimento (BV) vai ser lançado.

O Resumo das Metas da mobilização e concretização de investimentos 2020-2021, por sector chaves e por ilha – todas as entidades e sectores implicados devem colaborar no fornecimento dos respetivos quadros e resumo de informação.

Ficou igualmente acordada a realização de uma reunião especifica sobre a temática da diplomacia económica ao serviço da promoção de investimento.

Vai-se continuar a realizar as reuniões de seguimento da implementação dos planos de ações e das metas fixas para a promoção, mobilização e concretização de investimentos e criação de empregos 2020-2021.

Isto tudo, baseado na premissa de que toda a Nação Cabo-verdiana deve estar pró-investimento, pró-empresas, pró-rendimento, pró-trabalho e pró-produtividade -só assim conseguiremos que as coisas realmente aconteçam.

Veja a apresentação das estratégias e ações de investimento e emprego 2020/2021:

https://mf.gov.cv/documents/20126/0/Estrat%C3%A9gias+e+ac%C3%A7%C3%B5es+de+Investimentos+e+Empregos+2020.pdf/b832161a-c306-7ebd-faa0-1bd05c62d206?version=1.0&t=1580405065187&fbclid=IwAR2y1nFoeyFXmAM-MGJ-1HLs07nJp4cLxbBiIbyPtK5jdE4Pf4glhf0Ng4w