Governo prevê operacionalização das linhas crédito dentro de duas semanas - Adalgisa Vaz - Asset Display Page
Informações,Economia Publicado em: 22-03-2022 20:24
As linhas de crédito criadas pelo Governo no âmbito do Plano de Retoma do Setor Privado Pós-Covid-19 deverão estar disponíveis dentro de duas semanas. A garantia foi hoje dada pela Secretária de Estado do Fomento Empresarial, Adalgisa Vaz, à Comunicação Social, no âmbito da sua participação numa tertúlia com os alunos do Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais (ISCEE) na cidade da Praia.
“Queremos agilizar e simplificar ao máximo e acreditamos que vamos conseguir operacionalizar as linhas de crédito até finais de março ou início de abril”- destacou a Secretária de Estado para o Fomento Empresarial.
Conforme explicou Adalgisa Vaz, o processo está já numa avançada fase, faltando comunicar as modalidades das garantia e dos avales do Estado que suportarão as negociações de crédito com as empresas, as quais serão apoiadas pela Pró-Garante que fará as correspondentes análises de viabilidade e riscos.
No quadro das tertúlias sobre o Orçamento de Estado e temas afins, o evento de hoje teve lugar no ISCEE e teve como públicos-alvo os alunos de Marketing, Gestão Comercial e Empreendedorismo; Gestão e Contabilidade deste Instituto.
Durante as apresentações foram abordas algumas matérias com destaque para as Finanças Públicas, a Política Tributária, a Competitividade Fiscal, a Dívida Pública, bem como outros temas que impactam a dinâmica da economia cabo-verdiana.
Este ciclo de tertúlias teve início em finais de janeiro com a Universidade de Santigo e visa sensibilizar o público académico em relação à literacia financeira e sua importância no que respeita às finanças públicas e privadas, de modo a permitir, especialmente aos jovens, reações, a tomada de atitudes e comportamentos mais úteis ou convenientes.
O Plano de Retoma do Setor Privado Pós-Covid-19 tem por objetivos: “Relançar a atividade económica pelo aumento do clima de confiança dos agentes económicos; libertar o potencial de crescimento da economia com aceleração da transformação e diversificação da economia, com foco na inclusão económica, financeira, social e digital; e, contribuir para a redução da pobreza e aceleração da promoção do trabalho decente e do empreendedorismo”.
Consulte aqui o Plano de Retoma do Setor Privado Pós-Covid-19:
https://mf.gov.cv/web/mf/-/plano-de-retoma-do-setor-privado-p%C3%B3s-covid-19