Navegação de acessibilidade

Governo lança processo de venda de 5% das ações da Cabo Verde Airlines aos trabalhadores da empresa - Asset Display Page

Governo lança processo de venda de 5% das ações da Cabo Verde Airlines aos trabalhadores da empresa

Informações,Parceria Publicado em: 01-07-2019 11:11

Com este ato, que aconteceu no passado dia 28 de julho, o Governo dá mais um importante passo neste processo de privatização da Cabo Verde Airlines, através de uma abordagem histórica, dando possibilidade aos trabalhadores de entrarem no capital da empresa. Em causa estão 50 mil ações.

O Executivo alienou, a 1 de março deste ano, 51% da Cabo Verde Airlines à parceira estratégica de referência Loftleidir Cabo Verde.

A privatização da Cabo Verde Airlines, continua a ser um dos dossiers prioritários do Governo, que está a tratar o dossier com um grande sentido de responsabilidade, mantendo a companhia de bandeira, assegurando a conexão de Cabo Verde com o mundo, preservar o maior número de postos de trabalho possível para que a companhia continuasse a funcionar. Porém, de forma eficiente, contribuindo para a criação de novas oportunidades de negócios e investimentos externos. Estas foram questões prioritárias desde o início do processo, algo que as partes acordaram durante as negociações.

A venda das 50.000 (cinquenta mil) ações que o Estado detém na Cabo Verde Arlines (CVA) aos trabalhadores decorre de 1 de julho a 1 de agosto deste ano (um mês).

O preço estipulado é de 1.457$00 (mil e quatrocentos e cinquenta e sete escudos) CVE por ação, sendo que os trabalhadores têm direito a um desconto de 15% sobre o preço de alienação, o que equivale a um preço final de 1.239$00 (mil e duzentos e trinta e nove escudos).

Trata-se de uma operação de venda direta, mediante um contrato individual, através dos canais da Bolsa de Valores de Cabo Verde, restrita a pessoas que estejam na condição de trabalhador e de acordo com anuência da Autoridade Geral do Mercado de Valores Mobiliários (AGMVM).