Navegação de acessibilidade

Governo lança oficialmente o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável 2022-20226 (PEDS II) - Asset Display Page

Governo lança oficialmente o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável 2022-20226 (PEDS II)

Informações,Nota Evento Publicado em: 16-03-2023 15:53

A Cidade da Praia acolheu nesta quarta-feira, 15 de março, o ato de Apresentação pública do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável 2022-20226 (PEDS II).

Após ser avaliado positivamente na concertação social, o PEDS II foi apresentado publicamente pelo Governo.

Segundo o Primeiro Ministro, Ulisses Correia e Silva, este é um instrumento importante e orientador estratégico de definição de políticas e objetivos para futuro próximo do país.

“Um grande desafio, mas que está definido como grandes objetivos de tornar Cabo Verde em uma economia e um país mais resiliente, quer através da transição energética, quer através de estratégia de água para uma agricultura mais adaptadas às condições climáticas de Cabo Verde, quer em relação à ação climática, mas também na economia digital, num turismo sustentado, mais diversificado, mais desconcentrado e na economia azul”, reforçou.

Na mesma linha, o Vice Primeiro-Ministro, Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, Olavo Correia, frisou que o objetivo do Governo em relação ao PEDS II é garantir o desenvolvimento de Cabo Verde, um desenvolvimento inclusivo, com uma forte aposta no setor privado, com uma participação cada vez mais ativa do poder locar, e com uma grande aposta no capital humano, reunindo condições de fazer de Cabo Verde um país desenvolvido no horizonte 2030.

O PEDS II, operacionaliza a ambição do Governo da X Legislatura e é o instrumento para impulsionar mudanças e acelerar o desenvolvimento sustentável, cumprindo a primeira fase da Ambição 2030, através dos Pilares Programáticos constantes no instrumento e seus setores catalíticos, que impactem, de forma sistémica o desenvolvimento de Cabo Verde.

Através deste documento que espelha a visão de Cabo Verde, até 2026, e com base na visão da agenda 2030, o Governo tem a ambição, de fazer de Cabo Verde uma democracia avançada, uma economia dinâmica, em digitalização e diversificação, uma Nação inclusiva, integrada na CEDEAO, com prosperidade partilhada, elevado prestígio internacional e referência de orgulho para todos no país e na diáspora.